uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Almeirim entrega medalha de ouro a personalidades e instituições

Câmara de Almeirim entrega medalha de ouro a personalidades e instituições

A Câmara de Almeirim homenageou, na sessão da assembleia municipal de quinta-feira à noite, três personalidades do concelho, uma delas a título póstumo, e duas associações de solidariedade social. Os artistas plásticos Fernando Veríssimo e José David e a antiga parteira de Fazendas de Almeirim e Raposa, Lucília Pereira, falecida no ano passado com 93 anos, foram agraciados com a medalha de valor e mérito grau ouro. A mesma distinção foi atribuída às instituições Proabraçar, ligada à Assembleia de Deus, e à Fraterna Ajuda Cristã (FAC), da igreja católica.
O primeiro homenageado na assembleia comemorativa do 25 de Abril, que decorreu no dia 27, foi José David, que não esteve presente por razões de saúde, tendo sido um sobrinho a receber a distinção. Nascido na cidade em 1938, José David trabalhou em restaurantes em Lisboa e frequentou à noite a Sociedade de Belas Artes, tendo depois passado a trabalhar numa agência de publicidade. Em 1969 foi residir para Paris, onde inicia a sua actividade de ilustrador, ao mesmo tempo que se dedica à pintura. Vive e trabalha desde 2014 em Lisboa.
Fernando Veríssimo nasceu em Almeirim em 1961 e é licenciado em Educação e Comunicação Multimédia. Desenvolve obras plásticas, essencialmente na pintura, fazendo abordagens também à escultura e cerâmica. Foi ele que concebeu as medalhas para a Câmara de Almeirim, onde é funcionário. A parteira Lucília Pereira, que se radicou em Fazendas de Almeirim aos 20 anos de idade, ajudou a nascer cerca de duas mil crianças, principalmente entre os anos 40 e 70, ainda não havia Serviço Nacional de Saúde.
Das duas instituições agraciadas, a Proabraçar começou como um grupo de apoio a toxicodependentes e às suas famílias, em 2000. Em 2007 a associação alargou o seu âmbito e tem 17 voluntários que prestam apoio a famílias carenciadas, crianças em risco, idosos em isolamento e apoio ao migrante. No ano passado apoiou 50 famílias e acolheu uma família de refugiados sírios. A FAC tem origem num movimento de voluntários em 1967 na paróquia de S. João Batista de Almeirim. Actualmente apoia 130 famílias, ajudando também nos pagamentos de água, luz, gás e medicamentos.

Câmara de Almeirim entrega medalha de ouro a personalidades e instituições

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido