uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira é um dos cinco municípios do país com plano de redução de ruído
CONVICÇÃO. Alberto Mesquita acredita na eficácia do plano de redução do ruído

Vila Franca de Xira é um dos cinco municípios do país com plano de redução de ruído

Associação ambientalista Zero quer mudanças na lei que penalizem os infractores. Poluição sonora continua a ser um dos maiores problemas de saúde a afectar quem reside em zonas urbanas.

Vila Franca de Xira é um dos cinco municípios portugueses em que existe e está a ser implementado no terreno um plano de redução de ruído, uma exigência legal que a esmagadora maioria das câmaras do país não está a cumprir. O alerta foi deixado na última semana pela associação ambientalista Zero, que destacou o papel de Lisboa, Alvaiázere, Póvoa do Varzim, Sernancelhe e Vila Franca de Xira no cumprimento da lei.
Alberto Mesquita (PS), presidente do município de Vila Franca de Xira, ficou satisfeito com o destaque dado ao tema e reforçou, na última semana, a sua convicção de que se trata de um instrumento importante na melhoria do bem-estar e conforto dos munícipes daquele concelho ribatejano.
Na véspera do Dia Internacional da Sensibilização para o Ruído, assinalado a 26 de Abril, a associação ambientalista defendeu mudanças na lei para penalizar os infractores que continuam sem ter constituídos mapas de ruído. O levantamento dos dados foi feito pela Zero junto de elementos da Agência Portuguesa do Ambiente.
Na sua plataforma online a associação Zero considera que é “fundamental” ultrapassar as dificuldades legais que não permitem “penalizar fortemente” os autarcas e as empresas, públicas ou privadas, responsáveis pelas infraestruturas rodoviárias, ferroviárias ou aeroportuárias, que não efectuaram o diagnóstico ou identificaram as acções necessárias para reduzir o ruído excessivo.
“O governo deverá alterar rapidamente a legislação e actuar de modo firme, sob pena de continuarmos a ter uma legislação ineficaz que não protege a saúde das populações”, explica a associação em comunicado. O ruído é um problema ambiental que motiva inúmeras queixas dos cidadãos.
O MIRANTE tem dado conta de algumas delas na região, sobretudo de quem vive perto das auto-estradas no concelho de Vila Franca de Xira ou de Constância, por exemplo.

Vila Franca de Xira é um dos cinco municípios do país com plano de redução de ruído

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido