uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Salvaterra de Magos em destaque nos prémios da Entidade Regional de Turismo

Município arrecadou quatro prémios na cerimónia que decorreu na vila alentejana de Cuba

O município de Salvaterra de Magos recebeu um Prémio Especial da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) pela candidatura da Falcoaria Real que desde Dezembro de 2016 é Património Imaterial da Humanidade da Unesco. Este foi um dos vários prémios que a ERTAR atribuiu na cerimónia que este ano decorreu, no domingo, 7 de Maio, no auditório do Centro Cultural Fialho de Almeida, na vila alentejana de Cuba.
O concelho de Salvaterra de Magos foi distinguido com mais três prémios: “Melhor Alojamento Local” (Casas do Falcoeiro); “Melhor Animação Turística” (Passeios de barco no Tejo – Promartur); e “Melhor Projecto Público” (Falcoaria Real). “Sabia que íamos ser premiados mas não estava a contar com tantas distinções. A aposta do concelho, desde que o actual executivo tomou posse, em 2013, tem sido em dinamizar o turismo e temos tentado construir um produto de modo a que as pessoas visitem Salvaterra de Magos. Ainda temos um longo trabalho pela frente mas acredito que estamos no bom caminho”, afirmou o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio (PS).
O presidente da ERTAR, António Ceia da Silva, explicou no seu discurso inicial que escolheram a vila de Cuba para a cerimónia para provar que os bons destinos turísticos não são só os centros urbanos e que todas as localidades são importantes e fazem parte do ‘puzzle’ que é o turismo.
“Um destino turístico não é constituído apenas por uma entidade mas sim por muita gente. Os autarcas e empresários desta região têm tido um papel fundamental no crescimento do turismo no Alentejo e Ribatejo. Com a entrega destes prémios queremos a agradecer a quem, durante o ano, contribui para a dinâmica da nossa região”, referiu Ceia da Silva.
A Câmara de Santarém foi distinguida com o prémio “Melhor Evento” atribuído ao projecto “Santarém in...Verão é um espanto”. O vereador Luís Farinha, que recebeu o prémio, referiu a particularidade do evento que envolve diversos agentes culturais. Nuno Domingos, mentor do projecto, também subiu ao palco para explicar que o projecto é um sucesso porque envolve centenas de pessoas de Santarém e dos concelhos vizinhos.
Também os “Sabores do Toiro Bravo”, iniciativa da Câmara de Coruche, foi distinguida com uma Menção Honrosa na categoria “Melhor Gastronomia”. “Receber esta distinção é um grande orgulho porque simboliza o baixo Ribatejo e o toiro bravo é um símbolo de Coruche e uma identidade que temos há séculos. Esta distinção significa que o toiro é um símbolo gastronómico”, afirmou a vereadora da Câmara de Coruche, Célia Ramalho.
Na categoria “Melhor tecnologia e comunicação”, o sítio online de Turismo da Câmara de Rio Maior foi distinguido com uma Menção Honrosa. “O site da Câmara de Rio Maior é a nossa porta de entrada e pretendemos promover e divulgar o nosso território. Esse é o objectivo do nosso site”, disse Isaura Morais, presidente do município.
O presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Matos, quando subiu ao palco para agradecer pela distinção aos dez anos do Fluviário de Mora, realçou que não se pode estar a contar com cunhas para que o desenvolvimento turísticos chegue à região. “Se não forem os alentejanos a fazerem pelo Alentejo e os ribatejanos a fazerem pelo Ribatejo ninguém faz por nós”, disse.
Este ano concorreram 138 projectos do Alentejo e 33 do Ribatejo, num total de 171 candidaturas, mais 53 que no ano passado.

Turistas encalhados na marina de Salvaterra devido à maré baixa

Um dos discursos dos premiados que mais se destacou foi o do empresário, proprietário das Casas do Falcoeiro, Carlos Carvalho, que comprou duas casas antigas em Salvaterra de Magos e reconstruiu-as. “Durante todo o processo de recuperação das casas discutia comigo próprio, pois além de empresário sou arquitecto de profissão. Este prémio é o sinal de que o arquitecto tinha razão nas decisões que tomou”, confessou entre risos.
Carlos Carvalho aproveitou a oportunidade para contar uma episódio passado consigo e que demonstra que ainda existem algumas coisas a fazer pelo turismo na região, nomeadamente ao nível do rio Tejo. Em Janeiro deste ano, o empresário andava pela marina de Salvaterra de Magos, onde costuma ir com frequência, quando viu um veleiro novo na zona. Ao chegar junto do casal perguntou se precisavam de alguma coisa e ficou a saber que eram um casal belga que tem barco com amarração no cais de Vila Franca de Xira e vem de dois em dois meses a Portugal apanhar sol nesta zona do país.
“O problema é que ficaram encalhados na marina de Salvaterra porque, devido à baixa-mar, o barco não conseguia navegar no Tejo. Tiveram que esperar pela preia-mar para seguirem viagem. Doutor Ceia da Silva faça lá uma pressãozinha junto do poder central para que se resolva este problema da navegabilidade no rio Tejo. Turistas temos. O problema é conseguirmos darmos-lhes as condições que eles precisam para virem para cá desfrutar do sol, do mar, do rio e do bom tempo que o Ribatejo oferece”, afirmou.

Prémios Turismo do Ribatejo”

“Melhor Evento” Prémio - “Santarém in...Verão é um espanto” (Câmara Municipal de Santarém)

“Melhor Enoturismo” Prémio - Quinta da Lagoalva (Alpiarça);

“Melhor Gastronomia” Menção Honrosa – Sabores do Toiro Bravo (Câmara Municipal Coruche)

“Melhor Tecnologia e Comunicação” Menção Honrosa – O Maior Turismo (sítio online de turismo da Câmara Municipal de Rio Maior)

“Melhor Animação Turística” Menção Honrosa – Coudelaria Henrique Abecassis

“Melhor Animação Turística”

Prémio – Rota do Escaroupim da Cultura Avieira (Promartur)

“Melhor Alojamento Local” Menção Honrosa – Casa do Falcoeiro

“Melhor Empreendimento Turístico” Prémio – Benavente Villa Hotel

“Melhor Projecto Público” Falcoaria Real de Salvaterra de Magos

Prémio Especial “Turismo do Alentejo e Ribatejo” Falcoaria Real, por ter sido distinguida como Património Imaterial da Humanidade da Unesco

Prémios “Turismo do Alentejo”

“Melhor Evento” Prémio – Festival Internacional de Musica de Marvão

“Melhor Enoturismo” Menção Honrosa – Quinta do Quetzal e Herdade dos Grous; Prémio – Herdade do Esporão

“Melhor Gastronomia” Menção honrosa – 5 amêndoas Restaurante; Prémio – Porto das Barcas

“Melhor Tecnologia e Comunicação” Menção Honrosa – Alentejo Exclusive

“Melhor Animação Turística” Menção Honrosa – OLA (Observatório do Lago Alqueva); Prémio – Museu do Medronho

“Melhor Alojamento Local” Prémio – Casas Caiadas

“Melhor Turismo Rural” Menção Honrosa – Herdade do Amarelo Natura & SPA - Agro Turismo Xistos; Prémio - Herdade da Matinha, Country House & Restaurant

“Melhor Empreendimento Turístico” Menção Honrosa – Vitoria Stone Hotel; Prémio – M’ ar de Ar Aqueduto

“Melhor Projecto Público” Prémio - Núcleo Regional do Megalitismo de Mora

Prémios Extra Concurso

Prémio Agência Regional de Promoção Turística “Olimar Reisen”; Manuel Fialho

Prémio “Comunicação Alentejo/Ribatejo” Hugo Alcântara – Jornalista SIC

“Distinção Iniciativa” 75 Anos das Pousadas de Portugal; 25 Anos do Évora Hotel; 25 Anos das Tasquinhas de Rio Maior; 10 Anos do Fluviário de Mora

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido