uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cuidados de saúde na Casa S. Pedro de Alverca

Cuidados de saúde na Casa S. Pedro de Alverca

Luciana Nelas*

A Casa S. Pedro de Alverca é uma associação fundada em 1981 cujo foco principal, mas não exclusivo, é o desenvolvimento de actividades de apoio a idosos, dispondo como Respostas Sociais nucleares de uma Estrutura Residencial para Idosos, de um Centro de Dia e de um Serviço de Apoio Domiciliário.
Em 2014, uma reflexão estratégica desenvolvida pela Casa S. Pedro de Alverca, identificou como necessidade local premente a disponibilização de certos serviços na área da saúde, para benefício dos seus associados.
Foi então elaborado um projecto organizacional e técnico e criada uma Estrutura Residencial para Idosos Especializada em Demência, com 21 camas, com o objectivo de propiciar cuidados especializados e diferenciados para idosos com demência, especialmente na demência de Alzheimer, demência vascular, demência fronta temporal e demência de corpos de Lewy.
Este projecto, realizado maioritariamente com capital próprio, mereceu a distinção e o apoio financeiro do Hospital Vila Franca de Xira e da Fundação Amélia de Mello.
A estrutura criada seguiu boas práticas reconhecidas, nomeadamente:
Analisámos artigos sobre o desenho e arranjo de espaços apropriados para pessoas com demência, no Journal of Dementia Care e da University of Sterling (Grã-Bretanha), que tem uma Unidade de Estudos de Demência;
Vimos realidades em Portugal como o Campus Neurológico Sénior e a Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI.
Tivemos por isso especial cuidado com as cores das paredes e portas, cores da roupa de quarto, cor do pavimento, cores dos cadeirões de repouso e a sua ergonomia, iluminação e sinalética com cores e imagens distintas, criada especificamente para o caso.
Esta estrutura funcionalmente independente das restantes é dirigida em permanência por três psicólogas, com o apoio de uma terapeuta ocupacional, de uma fisioterapeuta, de enfermeiras, de um médico, de uma técnica de serviço social e com auxiliares de Acção Directa que formamos em cuidados a pessoas com demência.
Foram criados programas de Intervenção Terapêutica Especializada para cada pessoa acolhida, focando o estado de demência e físico em que a pessoa se encontre.
Dispomos de uma Sala Snoezelen para estimulação multissensorial e investimos num espaço de terapia ocupacional e de fisioterapia, adequado à população alvo.
Estamos a concluir a obra de um Jardim Sensorial, cujo projecto desenvolvemos de raiz e que é o primeiro espaço no país dedicado a população com demência, podendo servir também todos os outros nossos associados.
Com este pensamento considerámos também haver necessidade de prestar serviços de saúde aos associados não acolhidos na instituição, e, por isso, estamos a implementar um projecto de uma clínica social que visa realizar, na sede da Casa S. Pedro de Alverca e em espaço externo, consultas ou sessões de: Fisioterapia; Terapia Ocupacional; Terapia da Fala; Psicologia; Reabilitação Sensorial e Cognitiva; Jardim Sensorial; Enfermagem; Hidroginástica; a pessoas com deficiência ou incapacidade, mobilidade reduzida e, prioritariamente, com fracos rendimentos económicos.
Este projecto, a realizar maioritariamente com capital próprio, mereceu a distinção e o apoio financeiro do Hospital de Vila Franca de Xira e da Fundação Amélia de Mello em 2016, o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.
Após a consolidação da Clínica Social, iremos aprofundar a nossa intervenção na área da saúde, para benefício específico dos nossos associados e também da comunidade em geral.
Por tudo isto, apelamos a que se juntem a nós para que mais facilmente possamos atingir os nossos objectivos neste âmbito.
*Presidente da Direcção
Casa de S. Pedro de Alverca

Cuidados de saúde na Casa S. Pedro de Alverca

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido