uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola Superior de Saúde e da Cidadania Activa

Escola Superior de Saúde e da Cidadania Activa

Isabel Barroso*

A Escola Superior de Saúde de Santarém desenvolve a sua atividade no domínio da saúde, no ensino e aprendizagem, na investigação, na prestação de serviços à comunidade.
Ao nível da licenciatura oferece o Curso de Enfermagem, perfeitamente implementado, veja-se a empregabilidade dos diplomados (100%). Tem consolidado a oferta pós-graduada: Mestrados, Pós-licenciaturas de Especialização em Enfermagem e Pós-graduações, por exemplo a Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde (parceria com a ESGTS).
Em todas as dimensões da vida da Escola, a rede de entidade parceiras suporta a capacidade de intervenção regional, com instituições da saúde, solidariedade social, e educação em paralelo com a cooperação com instituições do ensino superior da Europa, América Latina e CPLP. É de referir o consórcio com a Universidade de Oviedo, Universidade do Algarve e Universidade de Metropolia – Finlândia, do Master Erasmus Mundus em Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos. Na 5.ª edição tem tido estudantes dos cinco continentes.
A internacionalização permite a mobilidade de estudantes, docentes e não docentes. Permite aos estudantes a mobilidade em contextos na Europa, no Brasil e em Macau. A ESSS é fundadora da ACINNET com oito instituições do ensino superior da América Latina e dos EUA. Também integra a Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
A investigação e na prestação de serviços, no domínio da saúde e da enfermagem, acolhe projetos de investigação dos docentes e dos estudantes. Articulam-se as competências da Escola e Parceiros na resposta às necessidades da comunidade. Dão-se como exemplos o Programa Diabetes em Movimento Rio Maior; a Promoção da saúde em escolas da região; a formação a profissionais; a participação em diversos eventos.
Os resultados devem-se à crescente qualificação dos recursos humanos e ao investimento na formação académica e profissional. Veja-se o aumento do número de Doutores e de Especialistas sustentando o desenvolvimento da Escola. A certificação pela Norma ISO 9001:2008 consolida o sistema de gestão da qualidade da ESSS.
A escola defende a construção de uma cidadania ativa através da participação de estudantes nas atividades, na sua integração no elenco curricular dos cursos e na parceria com as iniciativas da Associação de Estudantes.
A escola concretiza a sua natureza intrinsecamente politécnica e vê como natural a sua integração no Instituto Politécnico de Santarém, sob a designação de Escola Superior de Enfermagem de Santarém, sendo herdeira do todo o seu percurso histórico.
* Diretora da Escola Superior de Saúde de Santarém - IPS

Escola Superior de Saúde e da Cidadania Activa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido