uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante

Jornadas da APAV debatem respostas para vítimas de crimes através da internet

Edição de 11.05.2017 | Sociedade

O cibercrime dominou as V Jornadas Contra a Violência, realizadas na passada semana em Santarém pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV), que divulgou mecanismos de apoio às vítimas de crimes através da internet. “No futuro toda a criminalidade estará na internet” afirmou Pedro Verdelho, magistrado e coordenador do Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República na abertura de um painel, alertando para os riscos da “manipulação da informação” publicada online.
O tema da intervenção do magistrado nas V Jornadas contra a Violência era o enquadramento legal do cibercrime, mas Pedro Verdelho centrou-se em exemplos de ataques informáticos em vários pontos do mundo para demonstrar a “fragilidade” dos sistemas e a dificuldade de as vítimas se protegeram da nova criminalidade.
Uma realidade que está também “a mudar o paradigma da investigação e das respostas no apoio à vítima”, disse à Lusa Frederico Moyano Marques, assessor técnico da direção da APAV.
A par com o cibercrime, a violência contra crianças e jovens e a violência contra idosos dominaram as preocupações da APAV que “nos últimos anos tem vindo a fazer um esforço de se capacitar para prestar apoio a todo o tipo de vítimas”. Nesse sentido foram criadas “sub-redes especializadas em prestar apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio, a crianças vítimas de violência sexual” entre outras medidas para “diversificar a área de intervenção”, explicou.
No caso do cibercrime, “a vergonha” impede ainda muitas vezes a vítima de pedir ajuda, mas à APAV chegaram sobretudo queixas de situações em que “o agressor divulga imagens íntimas da vítima na internet, de pornografia e abuso sexual de crianças e de ‘cyberbullying’”.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido