uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ortiga e o seu património cultural imaterial

O “Enfeitar as Fontes”. Em Ortiga, freguesia do concelho de Mação, o dia Primeiro de Maio é, em cada ano e desde tempos imemoriais, marcado por uma acção colectiva muito próxima das festividades cíclicas ligadas à natureza, características das comunidades rurais do mundo antigo, presente o simbolismo dos materiais utilizados e do elemento primordial água.

Trata-se do “Enfeitar as Fontes”
São sete as fontes a enfeitar, para lá da coroa de flores que, desde os anos vinte do século passado é colocada no busto de João d’Oliveira Casquilho, como forma de agradecer ao Ortiguense que, fazendo a sua vida longe da terra que o viu nascer, nunca esqueceu Ortiga e dela foi grande benemérito, é tarefa realizada de forma absolutamente natural e autónoma, com o envolvimento da comunidade de cada bairro no enfeitar da sua fonte, sob lideranças saídas do grupo que se formou e sem qualquer interferência, quer no apoio material quer na organização, de outras quaisquer entidades.
Definido o tema do quadro de embelezamento e o respectivo plano de trabalho, calcula-se o tipo e quantidade da vegetação necessária e procede-se à distribuição de tarefas no que respeita à sua recolha.
Essa recolha e há que realçar este aspecto, desde as flores, às pétalas, aos juncos, aos rosmaninhos, às folhas de árvore, enfim, em relação a todas as espécies vegetais que vierem a ser utilizadas, privilegia o natural.
Em todo este processo é de referir também, por muito importante e justo, o forte envolvimento das mulheres liderando o processo em cada bairro, visando o embelezamento da sua fonte, e dinamizando a participação de todos, novos e velhos. O modo natural como toda a comunidade se envolve e sente a festividade, mostra estarmos em presença de genuína forma de cultura imaterial.
Ao envolver os jovens, alguns ainda crianças, que acompanham os mais velhos e as mais velhas no decurso dos trabalhos, a comunidade sente e vê a importância da tradição, como um excelente factor de reforço da sua própria identidade.
Envolvendo todos no presente, assegura o futuro da comunidade ortiguense, enquanto sociedade dotada de forte espírito colectivo e culturalmente muito rica.
Sem competição entre bairros, antes com muita colaboração e mútuos incentivos, mais uma vez se cumpriu a tradição e as Fontes de Ortiga estavam enfeitadas ao nascer do Sol, no dia Primeiro de Maio, para satisfação de toda a comunidade e apreciação dos muitos visitantes.
Como ouvimos de uma das mulheres envolvida nos trabalhos: - As fontes estão todas muito bonitas, cada uma com seu estilo, mas todas, mesmo todas muito bonitas.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido