uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projectos de requalificação urbana de Rio Maior abertos a propostas da população
A presidente e o vice-presidente da câmara de Rio Maior, Isaura Morais e Carlos Frazão, respectivamente

Projectos de requalificação urbana de Rio Maior abertos a propostas da população

Fase de discussão pública do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano está a decorrer

Os projectos para a requalificação da Villa Romana e do rio Maior, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Rio Maior, já se encontram em discussão pública e abertos a propostas da população.
O município apresentou publicamente, no dia 2 de Maio, os projectos do PEDU, num valor total de 3,9 milhões de euros (85% dos quais de financiamento comunitário), abrindo um período para a participação dos munícipes, que podem nomeadamente, fazer sugestões quanto ao uso a dar a uma antiga moagem adquirida pela autarquia e que integra a requalificação da zona ribeirinha. “Queremos requalificar a parte do rio que confronta com a antiga estrada nacional 1 para devolver o rio à cidade, à qual dá o nome”, disse à Lusa a presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais (PSD).
O outro grande projecto do PEDU prevê a requalificação da Villa Romana de Rio Maior, espaço classificado (pelo que a intervenção é feita em articulação com a Direcção-Geral do Património Cultural), para que os vestígios do que terá sido uma habitação e os achados reunidos e guardados ao longo dos anos, entre os quais azulejos, possam ser mostrados sem se degradarem, declarou.
No âmbito do PEDU, a Câmara de Rio Maior recuperou já a Casa Senhorial, o que lhe permitiu beneficiar de uma bonificação de 10% dos fundos comunitários (390.000 euros), que serão usados na antiga moagem, acrescentou. Além da obra já concluída, há outras intervenções em curso, nomeadamente nos antigos quartel, escola e biblioteca.
O PEDU contempla ainda a recuperação dos pisos de duas praças e o “alindamento” do largo junto ao cineteatro, bem como a construção de uma ciclovia entre Rio Maior e Asseiceira e um parque de estacionamento junto ao terminal rodoviário, servindo a zona escolar e o pavilhão multiúsos.
Isaura Morais afirmou que está em fase final o processo de aquisição de terrenos junto ao rio para a concretização do projeto de reabilitação da zona ribeirinha, que devolverá o rio à população ao proporcionar espaços verdes e de lazer, áreas para as crianças e percursos pedonais.

Projectos de requalificação urbana de Rio Maior abertos a propostas da população

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido