uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira de Maio celebra as tradições ribatejanas em Azambuja

Feira de Maio celebra as tradições ribatejanas em Azambuja

A centenária Feira de Maio, uma das mais castiças festas ribatejanas, está de regresso à vila de Azambuja entre 25 e 29 de Maio. São cinco dias recheados de festa brava e aficion, na qual não vão faltar actividades equestres, taurinas, animação popular e muita música. O cartaz é recheado e promete ser do agrado de todos. O grupo Lucky Duckies vai actuar no dia inaugural, 25 de Maio. David Antunes e a sua banda são as atracções na “noite da sardinha assada”, sexta-feira, 26 de Maio. No sábado, 27 de Maio, destaque para a actuação dos Amor Electro.
No Campo da Feira, a “Praça das Freguesias” apresenta a gastronomia regional e a animação artística mais típica das freguesias do concelho. No mesmo recinto estará, também, o pavilhão das actividades económicas e de artesanato “Artes e Ofícios”. Nas ruas da vila a grande atracção da festa vai para as largadas de toiros, que fazem as delícias dos mais aficionados, e dos milhares de visitantes. Sem esquecer as tertúlias particulares que abrem as portas a todos os que queiram beber um copo ou petiscar.
Para a noite de sexta-feria, 26 de Maio, está reservado um dos momentos altos da festa. O desfile dos campinos com o gado à luz de archotes e, a partir da meia-noite, após a recolha dos toiros, a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos locais da vila. Pela noite dentro, para além da actuação de David Antunes, seguem os arraiais até ao romper do dia.
Na manhã de domingo, 28 de Maio, um momento solene, com a tradicional homenagem ao campino. Destaque ainda para a tradicional corrida de toiros à portuguesa, pelas 17h00, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.
A encerrar as festividades, na manhã de segunda-feira, 29 de Maio, centenas de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico vão encher as ruas de Azambuja com o projecto de multiactividades “Feira na Vila”. À meia-noite, um espectáculo de fogo-de-artifício dará por encerrado o certame.

Corrida de Toiros da Feira de Maio é no domingo

A Praça de Touros Dr. Ortigão Costa recebe a tradicional Corrida de Toiros da Centenária Feira de Maio em Azambuja no domingo, 28 de Maio, pelas 18h30. Os cavaleiros Rui Salvador, Bastinhas Júnior e Duarte Pinto vão lidar seis toiros da ganadaria São Martinho. As pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores do Ribatejo, de Alcochete e da Azambuja. A música que animará a festa será executada pela Banda do Centro Cultural Azambujense.
Por ser no mesmo dia da final da Taça de Portugal, que decorre pelas 17h00, o município de Azambuja disponibilizará um ecrã gigante na Praça das Freguesias ao lado da Praça de Touros. Até à véspera da corrida, nas bilheteiras da praça, estão disponíveis os bilhetes especiais para tertúlias com o preço de 15 euros e com a melhor localização.

Feira de Maio celebra as tradições ribatejanas em Azambuja

Mais Notícias

    A carregar...