uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O surpreendente regresso de ‘Anita’ às lides autárquicas em Salvaterra de Magos
Ana Cristina Ribeiro

O surpreendente regresso de ‘Anita’ às lides autárquicas em Salvaterra de Magos

Autarca é membro da assembleia municipal mas nestes últimos anos só compareceu uma vez. As suas faltas chegaram a ser motivo de debate naquele órgão e, pelo menos uma vez, a sua justificação foi rejeitada.

Ana Cristina Ribeiro volta a encabeçar a lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que dirigiu até 2013, quando atingiu o número máximo de mandatos e enfrentando uma acusação judicial, que foi arquivada. O anúncio da candidatura foi uma surpresa tendo em conta que a autarca, durante este mandato, só compareceu uma vez às reuniões da assembleia municipal, órgão para que foi eleita nas últimas autárquicas.
Conforme O MIRANTE noticiou, Ana Cristina Ribeiro justificou todas as suas faltas por motivos pessoais ou de férias. Conforme relatámos no artigo publicado em Junho de 2016, a assembleia municipal, pela primeira vez, analisou o seu pedido de justificação de falta e decidiu rejeitar o mesmo por maioria. Com a decisão de chumbar a justificação da falta da autarca, a eleita do BE, Lénia Belas, que se apresentou para a substituir, não pôde assumir o lugar. Ana Cristina Ribeiro repete na assembleia municipal o mesmo que fazia em muitas reuniões de câmara quando era presidente do município de Salvaterra de Magos. No dia 25 de Abril deste ano, o município decidiu homenagear todos os antigos presidentes de câmara e assembleia municipal desde 1976 e a ausência de ‘Anita’ foi a mais notada.
Casos arquivados
Conhecida por ‘Anita’, a candidata agora independente chegou à liderança da Câmara de Salvaterra pelas listas da CDU, em 1997, derrotando o PS. Desentendimentos com o PCP, levaram Ana Cristina Ribeiro a concorrer e a ganhar pelos bloquistas em 2001, 2005 e 2009.
Em 2005 o Ministério Público arquivou um processo em que a autarca era suspeita de favorecimento num concurso público, enquanto em 2013 o Tribunal de Vila Franca de Xira arquivou o processo em que eram arguidos a ex-presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, um ex-vereador e um chefe de divisão, acusados de falsificação de documentos.
Ana Cristina Ribeiro, César Peixe e Aurélio Ferreira, respectivamente, e dois representantes de uma construtora estavam acusados pelo Ministério Público de um crime de falsificação de documentos agravado, por alegadas ilegalidades na adjudicação directa de uma empreitada.
Salvaterra de Magos foi a única câmara ganha pelo Bloco de Esquerda, sendo ocupada actualmente pelo socialista Hélder Esménio, que já anunciou a sua recandidatura ao lugar.

O surpreendente regresso de ‘Anita’ às lides autárquicas em Salvaterra de Magos

Mais Notícias

    A carregar...