uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Centenas de alunos na apresentação do Orçamento Participativo Escolar do Cartaxo

A Escola Básica José Tagarro foi o primeiro estabelecimento de ensino a receber a apresentação do projecto-piloto do Orçamento Participativo Escolar (OPE) do concelho do Cartaxo. Cerca de 325 crianças participaram na sessão promovida por uma equipa técnica constituída por elementos da área de Educação do município do Cartaxo, representantes da direcção dos dois agrupamentos de escolas e das associações de pais. As sessões de apresentação decorreram em dez escolas do concelho e terminaram a 17 de Maio.
O presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), explicou que o projecto-piloto vai decorrer no final deste ano lectivo e o principal objectivo é “aferir o processo que já foi definido pela equipa técnica para o OPE de 2017/2018, de modo a garantir que este foi testado, avaliado e se necessário corrigido antes de ser aplicado”. “Este é um ensaio geral, quer para a autarquia quer para os professores que se empenharam no OPE”.
Segundo Pedro Ribeiro, para as crianças será a “primeira oportunidade de participarem em decisões sobre o investimento a fazer na sua própria escola. Para além da Assembleia Participativa, em que os projectos vão ser apresentados a alunos de outros estabelecimentos de ensino tentando conquistar o voto pela capacidade de argumentação e valor dos seus projectos, todo o processo foi pensado para que os jovens tenham a possibilidade de participar de modo livre e transparente, de debater, argumentar e procurar consensos naquilo que é melhor para a comunidade escolar em que se inserem”, destacou.
A Assembleia Participativa do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo realiza-se a 14 de Junho, no Centro Cultural do Cartaxo. Os alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével reúne em sessão plenária, no dia 16 de Junho, no auditório da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense. As sessões são abertas a toda a comunidade escolar.

Mais Notícias

    A carregar...