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Escola Profissional de Rio Maior com abandono mínimo e aproveitamento máximo

Escola Profissional de Rio Maior com abandono mínimo e aproveitamento máximo

Secretário de Estado da Educação esteve presente nas XXIV Jornadas Profissionais

A Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) realizou entre 9 e 11 de Maio as suas XXIV Jornadas Profissionais. Na sessão de abertura esteve presente o secretário de Estado da Educação, João Costa.
Na sua intervenção, o director pedagógico da escola, Luciano Vitorino, disse que 40% dos alunos não residem no concelho e realçou o facto de o índice de abandono escolar naquele estabelecimento de ensino estar 4,7% abaixo do nível nacional. Quanto ao sucesso escolar situou-o nos 94%, sendo que a taxa de empregabilidade após um ano de conclusão dos estudos é de 90%, distribuída pelos alunos que optaram pelo mercado de trabalho e o ensino superior.
Gonçalo Xufre, presidente do conselho diretivo da ANQEP, realçou na sua intervenção que “o ensino profissional é o percurso educativo que melhor promove o sucesso escolar”, acrescentando que “a forma como o ensino profissional tem vindo a ser trabalhado nos últimos anos é a forma correcta de trabalhar nos processos educativos e daí a razão do sucesso que tem tido apesar de todo o estigma que ainda lhe está associado”.
Para a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior a EPRM é importante em termos de formação de activos direccionados ao mercado de trabalho e às necessidades das empresas. Destacou ainda os prémios que a EPRM tem alcançado ao longo dos anos e que constituem uma grande satisfação para toda a comunidade.
Durante a cerimónia foram atribuídos os Prémios de Mérito aos alunos que se distinguiram ao longo do ciclo de formação 2014-2017 nos Cursos Técnicos de Manutenção Industrial, Instalações Eléctricas, Comércio e Energias Renováveis. Estes prémios são financiados pela EPRM aos cinco melhores alunos de cada curso. O aluno que fica em 1º lugar recebe 200€, o 2º lugar recebe 100€ e os 3ºs lugares recebem 50€. A EPRM pretende deste modo valorizar os alunos que revelam maior empenho, dedicação e companheirismo junto da comunidade escolar.
No curso de Manutenção Industrial o vencedor foi Bernardo Ferreira, ficando André Figueiredo em 2.º e Francisco Costa, João Henriques e João Ferreira em 3.ºs. No curso de Instalações Eléctricas o 1.º lugar foi para Rui Mendes, cabendo o 2.º a Cláudio Gonçalves e os 3.ºs a Marcelo Amado, Leandro Gomes e Francisco Santos. Quanto ao Curso de Comércio a vencedora foi Débora Marcelino, ficando em 2.º Inês Valada Frazão e em 3.ºs Maria Isabelinha, Ana Urbano e Bruno Miguel. Por fim, o curso de Energias Renováveis teve como vencedor Daniel Filipe, ficando em 2.º David Almeida e em 3.ºs Diogo Barbosa, Sérgio Laranjeira e Diogo Cruz.
A sessão solene terminou com a intervenção do secretário de Estado da Educação que elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido por parte do presidente do conselho diretivo da Associação Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Gonçalo Xufre, e deu os parabéns a todos os alunos da EPRM, destacando também o trabalho desenvolvido naquele estabelecimento de ensino. “Vê-se que se respira aqui um ambiente familiar”, afirmou.
Após a sessão de abertura a comitiva dirigiu-se às instalações da escola onde se procedeu ao tradicional lançamento dos balões e à visita das exposições técnicas dos vários cursos existentes na EPRM. Durante esta visita foi possível verificar como os alunos se empenham em apresentar e explicar as várias valências dos cursos que frequentam e as actividades que desenvolvem ao longo do ano lectivo.
Durante os dias 9 e 10 de Maio, cerca de 320 alunos das escolas EB Marinhas do Sal, EB Fernando Casimiro, Escola Secundária de Rio Maior, Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques – Escola Básica de Alcanede e EB Manique do Intendente visitaram as exposições. A EPRM através destas visitas pretende dar a conhecer aos seus “futuros alunos” o seu projecto educativo, os cursos existentes e os cursos que irá ter no próximo ano lectivo.

Escola Profissional de Rio Maior com abandono mínimo e aproveitamento máximo

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