uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Plano de valorização turística quer fazer de Benavente um ponto de estadia

Plano de valorização turística quer fazer de Benavente um ponto de estadia

Estratégia defende aposta em factores diferenciadores e de grande potencial, como a gastronomia, o cavalo e o toiro, o Tejo ou o montado.

O Plano Estratégico de Valorização e Comunicação Turística do município de Benavente, elaborado pela equipa da Tourism and Hospitality Consulting em parceria com a Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo, aponta uma série de directrizes para que Benavente deixe de ser “um ponto de passagem e passe a ser um ponto de estadia”.
O plano foi apresentado no dia 16 de Maio pelo professor universitário Fernando Completo. Foram realçados os elementos diferenciadores do município: o arroz carolino e o vinho, a proximidade ao Tejo, os roteiros pedestres, o cavalo e o toiro, o montado no geral, o golfe, a caça e a arte, história e tradição do concelho, com destaque para a tauromaquia. A aposta em iniciativas, festivais e actividades que dinamizem estes elementos tornou-se a base do documento, que foi pensado num alcance de dez anos.
O 1º Festival do Arroz Carolino, que decorreu no fim-de-semana de 19 a 21 de Maio em Samora Correia, foi o ponto de partida e levou milhares de pessoas a conhecer o concelho. Esse produto é precisamente um dos elementos mais importantes do plano estratégico e Fernando Completo afirmou mesmo que “também se devia chamar arroz de Benavente e a marca estar associada a todo o conceito, sempre numa lógica de que o arroz carolino será seguramente o embaixador de Benavente em todo o mundo”.
O turismo equestre também mereceu destaque no plano, que defende o investimento em rotas e espaços desportivos, de recreio e de lazer, e ainda em escolas e centros hípicos. Além do arroz e dos cavalos, o plano também contempla a dinamização dos Caminhos de Santiago a sul do rio Tejo, a aposta na valorização do golfe enquanto desporto de destaque no concelho e na maior valorização do património histórico, natural e edificado.
A diferenciação da oferta hoteleira também terá de ser uma prioridade: “Para atrairmos novos públicos, temos de ter uma oferta de hotelaria diferente, muito mais voltada para a animação, numa lógica desportiva, um princípio de captação de nichos de mercado. Isso é fundamental e só é possível se ao nível do universo hoteleiro repensarmos aquilo que são as novas propostas de alojamento, do macro para o micro, que vão desde o alojamento de cinco estrelas até uma qualificada oferta de campismo e aluguer, etc... É importante diversificar para conseguir captar também o mercado internacional”, aconselhou Fernando Completo.

Proximidade a Lisboa é uma vantagem

Quanto à questão da proximidade a Lisboa, Fernando Completo defendeu que é uma vantagem e não uma desvantagem: “A médio prazo, se calhar até a curto, estamos convencidos de que a tendência vai mudar em Lisboa: ao contrário do que acontece agora, em que recebe demasiado e anula as margens, a tendência vai mudar e Lisboa vai começar a dizer “vão para fora e depois venham cá visitar-nos”. A curto prazo, devido à carga tão elevada de procura que Lisboa está a ter, as entidades que tutelam o turismo vão começar a dizer: “olhem, vão para Évora, para Santarém, para Benavente. Desde que haja oferta, vão!”.

Plano de valorização turística quer fazer de Benavente um ponto de estadia

Mais Notícias

    A carregar...