uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Memórias da história de Torres Novas relembram o cosmógrafo Manuel de Figueiredo

Iniciativa decorre de 1 a 4 de Junho com inúmeros momentos de animação

Torres Novas vai recriar, de 1 a 4 de Junho, um período da sua história, em mais uma edição das “Memórias da História”. A personagem que inspira a iniciativa deste ano é o Cosmógrafo Manuel de Figueiredo, nascido em Torres Novas em 1568 e falecido em 1630, que foi mestre de matemática, cosmografia, astrologia e de navegação, tendo sido o terceiro cosmógrafo-mor do reino a seguir ao conhecido Pedro Nunes.
A visita do cosmógrafo à sua terra natal, acompanhado por homens ilustres da corte dos Filipes é o momento de recriação histórica escolhido para o primeiro dia. O cortejo realiza-se a partir das 22 horas do dia 1 de Junho, a partir da Rua Miguel Bombarda em direcção à Praça 5 de Outubro.
Inquisição e Ciência (2 de Junho, junto à estátua de D. Sancho), A Medição do Mundo e as Novidades de Além-Mar (sábado às 18h30 na Praça 5 de Outubro) e Diálogo dos Grandes Sistemas (domingo, 4 de Junho às 18h00 junto à estátua de D. Sancho) são alguns outros momentos de recriação.
No sábado 3 de Junho, pelas 20h00, decorre o Manjar Exótico na Alcaidaria do Castelo. Só pode participar quem tiver feito reserva atavés do telefone 919 080 455 ou do e-mail tavernaantiqua@gmail.com. A seguir ao jantar realiza-se o Baile das Estrelas na Praça 5 de Outubro.
No domingo, 4 de Junho, a partir das 22h00 decorre o Cortejo de Despedida que percorre a Horta da Fontinha, Rua António César Vasconcelos Correia, Rua Gil Paes e termina na Praça 5 de Outubro.
A área central da cidade vai estar dividida e vão decorrer actividades diversas relacionadas com as vivências, hábitos e trabalhos da época. Há aluguer de fatos de época e animação para crianças baseada em temas históricos. O mercado medieval, cortejos, música e saltimbancos contribuem para a festa popular “cheia de cor, cheiros e sabores”, que tentará recuperar o ambiente do início de seiscentos.

Mais Notícias

    A carregar...