uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Presidente da Câmara de Abrantes põe dotes culinários à prova

Presidente da Câmara de Abrantes põe dotes culinários à prova

Maria do Céu Albuquerque deu dicas e conselhos numa sessão no Mercado Diário

Maria do Céu Albuquerque despiu a pele de presidente da Câmara de Abrantes por alguns momentos, na manhã do dia 20 de Maio, para ir para a cozinha da academia do Mercado Diário demonstrar os seus dotes culinários aprendidos com a família ainda muito jovem. Perante uma plateia com cerca de três dezenas, muito atenta, a presidente foi dando, ao longo de mais de uma hora, dicas e conselhos sobre produtos a utilizar ou até como cozinhar alguns pratos rápidos.
A autarca tem o gosto de cozinhar e “servir os outros”, como gosta de dizer. Era a avó da presidente que cozinhava nos casamentos e baptizados em Casais Revelhos, a sua aldeia natal. Maria do Céu Albuquerque diz a O MIRANTE que aprendeu por necessidade, “porque a minha mãe ia para a horta e tinha outras actividades e eu tinha de cozinhar”.
Maria do Céu Albuquerque aproveita muitos dos ensinamentos daquela altura. “Faço muitas receitas tradicionais da minha avó e da minha mãe mas tento sempre fazer numa versão mais saudável. Antigamente usava-se muito a banha que eu substituo por azeite ou óleo de coco, por exemplo”, conta.
“Faço muito o arroz de cabaça (uma espécie de abóbora), um prato que se faz muito na minha aldeia, mas faço com arroz integral que fica uma maravilha. O arroz de grelos também faço com arroz integral. Vamos testando novos sabores”, diz a autarca que faz questão de usar produtos biológicos. “Tenho a sorte de os meus pais ainda terem alguma produção caseira e muitos dos produtos vêm lá da horta, pois sei que tenho a garantia da qualidade”, conta a autarca.

Blog para divulgar as experiências
Maria do Céu Albuquerque aproveita o pouco tempo livre para cozinhar e as novas receitas que vai experimentando não ficam apenas na mesa da autarca de Abrantes. A presidente tem o blog salsaecoentros.com onde divulga na Internet as suas experiências. “Muito do meu tempo livre é usado para actualizar o blog e conto com a ajuda da minha família. As minhas filhas, uma está no Porto e outra em Lisboa, também vão alimentando o blog com as suas experiências”, confessa.
Portanto, se alguma coisa falhar na carreira política a autarca de Abrantes pode sempre dedicar-se à gastronomia.

Presidente da Câmara de Abrantes põe dotes culinários à prova

Mais Notícias

    A carregar...