uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Taberna Franca distingue-se por um espaço agradável com qualidade e produtos nacionais

Taberna Franca distingue-se por um espaço agradável com qualidade e produtos nacionais

Restaurante em Vila Franca de Xira serve todos os dias a qualidade a pensar no sucesso cada vez maior.

A Taberna Franca é um espaço que nasceu em Vila Franca de Xira da oportunidade de 2 amigos assumirem um espaço que consideram “espectacular” e com “carisma e grande potencial”. Joaquim Saragga, de 39 anos, é o chef de cozinha e Filipe Ramalho, com 36 anos, assume as funções de gerente do espaço. Contam ainda com a ajuda de Maria Silva como cozinheira.
Os responsáveis da Taberna Franca consideram que Vila Franca de Xira “tem grande potencial e grande tradição gastronómica”. Aliado a isto está a proximidade com Lisboa, o que permite captar mais facilmente o público da capital, bem como a existência de bons produtos locais, que são, senão a principal, uma das mais importantes receitas para a confecção de um bom prato.
O projecto tem estado a correr bem mas estes dois responsáveis esperavam um pouco mais e é nesse sentido que estão a trabalhar para cativarem mais clientes. “A integração na dinâmica da restauração local tem sido um pouco mais lenta do que esperávamos mas o balanço é positivo”, referem, acrescentando que têm em mente alguns projectos que gostariam de realizar mas que ainda não foi possível implementar. Uma das ideias de desenvolvimento do negócio é alarga-lo à margem sul do Tejo ou até mesmo à costa alentejana. Mas para estes dois homens da restauração, a quem não faltam ideias e projectos, o caminho faz-se caminhando, passo a passo.
O espaço onde se situa a Taberna Franca está fortemente associado a um tipo de público da classe média-alta. Mas Joaquim e Filipe querem desmistificar esta ideia, tentando que este seja um espaço com um ambiente descontraído, acessível e agradável e sem nunca por em causa a qualidade. No espaço na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, nº 40, servem-se almoços, jantares e há possibilidade de servir petiscos a meio da tarde, caso os clientes o solicitem. A Taberna Franca também tem condições para a realização de eventos como aniversários, baptizados e casamentos, com uma lotação de 100 pessoas.
A Taberna Franca distingue-se por ter uma equipa versátil, que permite responder a todas as solicitações dos clientes em termos de pratos, desde que combinado com antecedência. A equipa distingue-se ainda pela utilização de produtos totalmente nacionais, sendo que as ementas também reflectem a tradição gastronómica portuguesa, aliando um preço justo com um serviço franco, divertido e descontraído para que o cliente se sinta sempre bem. O espaço só por isso é diferenciador, pois não existe igual nos arredores.
Os dois elementos consideram que a concorrência não é para combater, preferindo pensar que ajudam a concorrência e que esta os ajuda a eles. “Vila Franca precisa de pessoas, as pessoas que vêm à nossa concorrência e se ficarem agradadas numa próxima oportunidade existe grande probabilidade de querer conhecer-nos e vice-versa”, sublinham Joaquim e Filipe. Considerando que ainda não atingiram o sucesso, para o qual trabalham diariamente, realçam que o “nível de exigência que impomos a nós próprios talvez nunca nos permita dizer que “atingimos o sucesso”. O querer fazer sempre mais e melhor habita o nosso quotidiano”.
A Taberna Franca funciona das 12h00 às 2h00, excepto aos domingos e segundas-feiras. No entanto, durante o mês de Maio a equipa vai experimentar abrir aos Domingos para almoços.

Taberna Franca distingue-se por um espaço agradável com qualidade e produtos nacionais

Mais Notícias

    A carregar...