uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Uma homenagem a todos os campinos”
Júlio Cordeiro Guilherme foi o campino homenageado este ano

“Uma homenagem a todos os campinos”

Júlio Cordeiro Guilherme foi distinguido no domingo, na Feira de Maio em Azambuja, e partilhou a homenagem com todos os companheiros de profissão.

A Praça do Município, na Azambuja, encheu-se de cor, vida e tradição na homenagem ao campino, ponto alto da centenária Feira de Maio. Júlio Cordeiro Guilherme foi o campino homenageado este ano. O evento decorreu na manhã de domingo, 28 de Maio, e contou com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva.
Júlio Cordeiro Guilherme disse a
O MIRANTE que esta foi uma homenagem a todos os campinos. “É um orgulho, não é só a mim, é uma homenagem para todos os campinos”. Quem também estava orgulhoso ao ver o avô ser homenageado era Francisco Guilherme, de 12 anos. O jovem confessou a O MIRANTE que também quer seguir as pisadas do avô. “Quero ser campino e já estou a trabalhar para isso. Já monto a cavalo e no futuro serei campino”, contou o jovem. Depois de ouvir as palavras do neto, Júlio Guilherme sorriu e disse ao repórter”: Isso diz ele agora, logo veremos quando chegar a altura”.
O presidente da Entidade de Turismo, Ceia da Silva, considera que “era uma honra e um privilégio para qualquer cidadão do mundo assistir a este momento único com esta vista fantástica dos campinos, dos cavalos e com aquilo que é maravilhoso e identitário do território”. E acrescentou: “O turista quando vem à Azambuja não vem procurar aquilo que encontra nas Caraíbas, Maldivas ou Nova Iorque, vem para encontrar aquilo que é mais genuíno da alma do Ribatejo e da Azambuja”. Depois deste discurso, Ceia da Silva arrancou uma salva de palmas do povo orgulhoso da Azambuja.
Todos os campinos viram o seu valor reconhecido na figura de um dos campinos que dedica a sua vida aos cavalos e aos toiros e há mais anos colabora na Feira de Maio. Depois deste momento solene, seguiu-se mais uma entrada de toiros com alguma chuva à mistura.

“Uma homenagem a todos os campinos”

Mais Notícias

    A carregar...