uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante

Independentes candidatam-se em Constância após cisão na CDU

João Baião, actual presidente da Junta de Freguesia de Constância, vai liderar lista do Movimento Independentes por Constância à câmara municipal.

Edição de 07.06.2017 | Sociedade

Uma cisão na CDU, coligação liderada pelo PCP que tem gerido o município de Constância nos últimos trinta anos, vai dar animação acrescida às próximas eleições autárquicas nesse concelho. João Carlos Baião, ainda presidente da Junta de Freguesia de Constância eleito pela CDU, vai liderar uma lista independente à câmara municipal, desafiando nas urnas a presidente Júlia Amorim (CDU).
João Carlos Baião da Silva, funcionário público de 53 anos, tem 20 anos de experiência autárquica, os últimos 14 como presidente da Junta de Constância, sempre eleito nas listas da CDU na qualidade de independente. Diz que foi “por não se rever na actual gestão CDU” que surgiu o Movimento Independentes por Constância (MIC), colectivo que decidiu apresentar “ideias próprias para um novo rumo e um novo caminho”.
O candidato sublinha que o MIC, “à data”, e num município com cerca de quatro mil habitantes, “integra já mais de 100 cidadãos” nas suas listas, “com ideias muito concretas sobre qual o caminho a seguir” e “totalmente independente das máquinas partidárias, mas convergente nos objectivos” a que se propõe.
“O contacto que tivemos com as pessoas permite-nos alimentar a ideia de que, juntos, podemos quebrar um ciclo de quase 30 anos [de gestão CDU] em que não ocorreu qualquer mudança em Constância ao nível político. É um período demasiado longo para um concelho que necessita de novas ideias, de novos projectos, de novos desafios”, afirmou.
Vitor Reis Lopes, 50 anos, técnico operacional de exploração, e Maria Inês Nogueira, 39 anos, promotora de vendas, surgem nos lugares imediatos da lista do MIC à câmara municipal.
A lista à assembleia municipal é liderada por Carmen Dolores Silva, 43 anos, médica, sendo o mandatário Artur Barrocas da Cunha, 81 anos, militar aposentado. Manuel Guterres Valério, de 61 anos, militar aposentado, Carlos Sousa Lopes, 58 anos, militar aposentado, e Lídia Carvalho Santos, 48 anos, oficial de justiça, são os cabeças de lista às Assembleias de Freguesia de Santa Margarida da Coutada, Montalvo e Constância, respectivamente.
As eleições autárquicas realizam-se dia 1 de Outubro e a CDU já anunciou o nome da actual presidente, Júlia Amorim, como cabeça de lista e recandidata da coligação. O PS, por sua vez, anunciou o nome de Sérgio Oliveira, 31 anos, natural e residente em Santa Margarida da Coutada, licenciado em Direito. A coligação CDS-PP/PSD é liderada por Marco Gomes, 44 anos, atual 2º comandante dos Bombeiros Voluntários.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...