uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira afirma-se como capital da festa brava

Vila Franca de Xira afirma-se como capital da festa brava

Semana da Cultura Tauromáquica, que antecede o Colete Encarnado, vai encher a cidade de toiros, cavalos, campinos e amantes das actividades taurinas mas o programa não se fica por aí.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apresentou o programa da XXVIII Semana da Cultura Tauromáquica, que vai decorrer entre 23 de Junho e 29 de Junho, no concelho, e que é uma espécie de prólogo da grande Festa do Colete Encarnado, que se realiza no fim-de-semana seguinte na cidade sede de concelho.
O programa abre com o espectáculo “Raizes – Fado e Flamenco” no auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense, dia 23, a partir das 21h30. Ao mesmo tempo acontece em Alhandra a exibição da Escola Equestre da Quinta da Boavista e Espírito do Pateo, integrada nas comemorações dos 25 anos da tertúlia “Alhandra, a Toireira”.
No sábado, 24, as actividades começam às 10h00 com o treino do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira na Praça Palha Blanco e às 18h30 é inaugurada a exposição “Victor Mendes: Toureiro Universal”, no Celeiro da Patriarcal. Às 22h00 há uma novilhada na Praça de Touros com a Escola de Toureio José Falcão e outras escolas convidadas de Espanha e do México.
Ao longo de todo o domingo, 25, há tertúlias no Jardim Municipal Constantino Palha, ao mesmo tempo que a partir das 14h00 há a emissão, a partir de VFX, do programa “Somos Portugal” da TVI, também a partir do Jardim Constantino Palha. Já às 21h30 acontece o colóquio “Victor Mendes: Toureiro Universal” no Celeiro da Patriarcal.
No início da próxima semana, dia 26, às 17h00, há a visita aos toiros das esperas na Herdade da Aderna. Às 18h00 há mais uma sessão de Tertúlias Francas, desta vez na Rua dos Bombeiros Voluntários, e às 21h30 começa no Celeiro da Patriarcal outro colóquio, desta vez intitulado “O Toureiro do Final do Milénio”.
Na terça-feira, 27, a ‘esperita’ para o público infantil começa às 17h15 no Largo da Câmara e a partir das 17h30 há aulas abertas para os toureiros e forcados da próxima geração com a Escola de Toureio José Falcão e o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira. Às 18h00 há mais uma edição das Tertúlias Francas e às 21h30 o Celeiro da Patriarcal recebe o colóquio “O Toureiro na Cultura e nas Artes”.
Quarta-feira, dia 28, é Dia da Cidade de Vila Franca de Xira com a junta de freguesia a condecorar pessoas e instituições locais. Às 16h00 acontece a oficina de pintura “Pintar a Festa”, destinada a crianças, com o tema do Colete Encarnado no Jardim Constantino Palha.
O último dia da Semana da Cultura Tauromáquica antes do arranque do Colete Encarnado é quinta-feira, 29 de Junho. As actividades começam às 18h30 com a apresentação do livro “Rituais de Bravura”, no âmbito das comemorações dos 85 anos do Grupo de Forcados Amadores de VFX, na Praça Palha Blanco, e às 20h00 há o Jantar das Tertúlias na Praça de Toiros.

Vila Franca de Xira afirma-se como capital da festa brava

Mais Notícias

    A carregar...