uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante

Luto nacional não parou as Festas do Entroncamento nem de Ourém

Edição de 22.06.2017 | Sociedade

Ao contrário do que aconteceu em Abrantes, Almeirim e Cartaxo onde a animação prevista nos programas das festas daquelas cidades foi cancelada devido à tragédia de Pedrógão Grande e ao luto nacional decretado pelo Governo nos dias 18, 19 e 20, no Entroncamento a Festa da Cidade e de S. João do Entroncamento e as Festas da Cidade de Ourém não sofreram qualquer alteração.
De acordo com os usos e costumes, além da colocação da bandeia a meia haste, nos dias de luto nacional os organismos públicos devem cancelar ou adiar todos os festejos que estejam a organizar, embora não exista qualquer lei que o determine.
No Entroncamento foi apenas respeitado um minuto de silêncio, no domingo à noite, antes do principal concerto da noite e após uma intervenção do presidente da câmara, Jorge Faria (PS) que subiu ao palco com alguns vereadores, presidentes de junta e o presidente dos bombeiros.
Em Ourém o presidente da câmara, Paulo Fonseca (PS), também subiu ao palco no Domingo à noite para explicar que a festa continuava mas que para compensar estava a decorrer uma campanha de solidariedade apoiada pelos escuteiros do concelho. O artista Salvador Sobral que actuou a seguir ao autarca, anunciou que iria doar a receita com a venda dos pouco mais de cinquenta CDs que tinha levado para Ourém para apoio às vítimas da tragédia.
Refira-se que a tragédia que ocorreu no concelho de Pedrógão Grande, onde pelo menos 64 pessoas perderam a vida na sequência de um incêndio florestal que deflagrou no sábado, 17 de Junho, levou ao cancelamento de diversas iniciativas públicas de natureza política, de cultura e entretenimento e outras previstas para os últimos dias na região.
A título de exemplo, a direcção da Associação do Eco Parque do Relvão decidiu adiar, sem data definida, a realização da conferência Agendas Locais para a Gestão dos Recursos, marcada para esta quinta-feira, 22 de Junho, na Chamusca, onde deveriam marcar presença vários membros do Governo.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...