uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Parque infantil inovador vai nascer no Porto Alto
Hélio Justino, presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia

Parque infantil inovador vai nascer no Porto Alto

Equipamento resulta de parceria entre Junta de Freguesia de Samora Correia e a Câmara de Benavente. No total, são quase 100 mil euros de investimento.

Um parque infantil inovador vai ser construído este Verão no Porto Alto, numa parceria financeira entre a Junta de Freguesia de Samora Correia e a Câmara Municipal de Benavente, com materiais importados da Alemanha e uma visão diferente para proporcionar “uma experiência de fantasia para os mais pequenos”. No total, a obra está orçada entre os 90 e os 100 mil euros, comparticipado pela Câmara de Benavente em 60 mil euros.
O projecto é uma ambição antiga do executivo da junta de freguesia mas ainda não se tinha conseguido avançar com a obra “porque tivemos muita dificuldade em conseguir o terreno”, explicou o presidente da junta, Hélio Justino (CDU). Entretanto ficou decidido que será construído junto à igreja do Porto Alto e as obras vão avançar nas próximas semanas.
“Inicialmente tentámos negociar um terreno com um particular que fica junto ao mercado do Porto Alto e à sede da AREPA mas as negociações não chegaram a bom porto por questões financeiras e de disponibilidade da nossa parte em cumprir o valor que o particular nos pedia”, esclareceu o presidente da junta de freguesia.
Uma segunda opção foi a de outro terreno existente nessa zona, para onde já tinha sido aprovado um loteamento para construção de um parque infantil - “mas como houve problemas com o loteador, o banco ficou com o terreno e portanto é agora propriedade dele e não há perspectiva de esse loteamento existir, por isso decidimos avançar, dada a necessidade de um equipamento deste género para aquela área”, adiantou Hélio Justino.
E à terceira foi de vez: “Optámos então pelo terreno municipal, onde está instalada a igreja do Porto Alto, que a câmara cedeu à paróquia de Samora Correia para se construir lá a igreja. É uma área muito grande e nós pedimos à paróquia se nos podia dispensar uma parte para ali construirmos o parque infantil”, contou Hélio Justino.
O presidente da junta adiantou ainda que este é um parque um pouco arrojado em relação àquilo que tem sido habitual. “É um parque com equipamentos importados da Alemanha que vão criar um impacto maior e só é possível construí-lo porque a câmara nos financiou, em parte porque também era um objectivo deles ter um equipamento destes”.
“É uma área muito grande, tem quase mil metros quadrados, por isso necessita de algum arranjo e também vamos gastar ali algum dinheiro em virtude desse arranjo”.

Parque fitness para todas as idades

Outro dos projectos que a Junta de Samora Correia quer ver concluído antes do fim do actual mandato é o da criação de um parque ‘family fitness’, “que incentive à actividade física entre pais e filhos e avós e netos”, explicou Hélio Justino.
Este parque surgirá da requalificação a efectuar junto ao parque infantil dos Curralinhos, uma área que já estava abandonada há algum tempo e que a junta quer aproveitar. A obra custará cerca de 25 mil euros. Tanto esta obra como a do novo parque infantil deverão estar concluídas entre Julho e Agosto.

Parque infantil inovador vai nascer no Porto Alto

Mais Notícias

    A carregar...