uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“As pessoas ligadas à tauromaquia são as que melhor cuidam e veneram o toiro”

“As pessoas ligadas à tauromaquia são as que melhor cuidam e veneram o toiro”

Filipe Ramalho Gerente da MFF Ldª - Taberna Franca em Vila Franca de Xira

No nº 40 da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Vila Franca de Xira, durante a Festa do Colete Encarnado o restaurante MFF Ldª - Taberna Franca, transborda para o exterior para disponibilizar “cerveja estupidamente gelada, gins de várias qualidades e música”. Palavra do empresário Filipe Ramalho, que se considera um bom aficionado e que nem quer ouvir falar de “anti-taurinos”.
“As tradições são alicerces da entidade própria dos povos. Ignorá-las é ignorarmo-nos a nós próprios e à nossa história. Eu evito falar dos movimentos anti taurinos porque conheço, ainda que superficialmente, o mundo e as pessoas da tauromaquia e sei que não há em lado nenhum quem mais cuide, venere e preserve o toiro do que elas. Sem tauromaquia não existia toiro bravo”, declara.
Quanto à importância do Colete Encarnado para a região refere o seguinte: “Não sou daqui mas pelo que as pessoas de Vila Franca de Xira me transmitem o Colete Encarnado está para a cidade como os Santos Populares estão para Lisboa. É a maior festa da cidade e atrai muita gente de fora. É uma semana de vivências em torno do toiro e é uma festa com características únicas no país, feita pelas pessoas e para as pessoas”.

“As pessoas ligadas à tauromaquia são as que melhor cuidam e veneram o toiro”

Mais Notícias

    A carregar...