uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Uma Escola de Ensino Artístico Especializado em Tomar
Simão Francisco - Presidente da Direção da Canto Firme, Professor da Classe de Flauta Transversal e Maestro

Uma Escola de Ensino Artístico Especializado em Tomar

Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar

O Conservatório de Artes Canto Firme, escola de Ensino Artístico Especializado, teve a sua oficialização em 1996. Desde essa data que os seus projetos educativos visam a formação cultural.
O projeto educativo da escola tem como principal objetivo o relacionamento cultural, através de atividades culturais ativas fora do ambiente escolar. Pretende-se com este projeto melhorar a qualidade de ensino nos níveis de iniciação e básico, como melhorar a preparação das gerações futuras; alargar o número de cursos existentes na escola, como a perspetiva da formação de uma Orquestra Sinfónica semi-profissional e uma Oficina de Teatro, alargando a cultura artística da comunidade escolar, através da organização de Ciclos de Concertos, Ciclos de Masterclasses e Workshops de Música e Teatro.
No presente ano letivo o Conservatório de Artes conta com um corpo docente de 35 professores, 20 cursos direcionados para o Ensino Artístico e cerca de 300 alunos, distribuídos pelos Cursos de Iniciação, Básico e Secundário.
Desde o ano letivo 2008-2009 que tem em funcionamento um pólo na localidade de Mação, Firmação – Conservatório de Música de Mação, criado com o objetivo de fomentar o ensino da música junto dos jovens da região.
No âmbito das iniciativas viradas para a comunidade, pretendemos continuar a dinamizar algumas das atividades que se têm cimentado junto da população, nomeadamente as sessões de Música para Pais e Bebés e Música em Movimento. Estas atividades têm uma forte adesão por parte das famílias que vêem nestes cursos uma forma de proporcionar aos seus filhos um ambiente musical com uma forte componente pedagógico-didática.
Fruto do empenho desta escola numa formação de qualidade, é-nos autorizada a abertura de Cursos Profissionais de Instrumentista e de Interpretação, que desenvolvemos em parceria com a Escola Secundária Jácome Ratton, pelo 6º ano consecutivo.
Este projeto da nossa escola, vocacionada para alunos que concluíram o 3º ciclo do ensino básico, permite o desenvolvimento de mais uma vertente profissionalizante na nossa região, tornando-se uma mais-valia para todos os jovens que por ela optem.
* Texto da responsabilidade
do Canto Firme

Uma Escola de Ensino Artístico Especializado em Tomar

Mais Notícias

    A carregar...