uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Estacionar em lugar para deficientes é contraordenação grave

Estacionar abusivamente em lugar reservado a veículos de pessoas com deficiência passou a ser considerado uma contraordenação grave, segundo uma lei publicada no dia 7 de Julho em Diário da República. É triste que o Estado tenha que legislar e aumentar a severidade das penas para que regras básicas da sã convivência entre cidadãos sejam observadas, mas é o mundo que temos.
Os portugueses (e atrever-me-ia a acrescentar muitos outros povos por esse mundo lá fora) vivem hoje numa vertigem egoísta e de falta de valores em que o respeito pelo ‘outro’ praticamente desapareceu. Paradoxalmente, nunca, provavelmente, houve tanta gente a cuidar tanto e tão bem da sua imagem exterior (nem que seja para as selfies e para as redes sociais) e a descurar tão desregradamente o seu interior, a sua forma de estar na vida e na comunidade, a sua relação civilizada com os outros.
Para grandes males grandes remédios e, por isso, saúda-se esta medida, sabendo-se à partida que pouco efeito a mesma terá se não houver fiscalização à altura, como acontece em tantas outras áreas, desde a limpeza de matas até aos cocós dos cães nos passeios e jardins. Se as autoridades quiserem mostrar serviço, basta passarem uma manhã ou uma tarde num qualquer hipermercado da região. Vão ver que é sempre a facturar.
Inocêncio da Costa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido