uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Parque Urbano de Vialonga está concluído mas a falta de piscinas deu que falar

Parque Urbano de Vialonga está concluído mas a falta de piscinas deu que falar

A Câmara de Vila Franca de Xira inaugurou o polidesportivo que representa a fase final do Parque Urbano de Vialonga, mas continua a não haver data para a construção das prometidas piscinas. O assunto foi recordado por uma autarca local e por moradores, o que crispou o ambiente que devia ser de festa.

Em 2006 começou a obra que este sábado, 15 de Julho, chegou ao fim: a construção do Parque Urbano de Vialonga, na Quinta da Flamenga. O projecto foi inaugurado pelo executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que colheu opiniões mistas dos que estão satisfeitos com o parque e o campo polidesportivo e dos que reclamam por ainda não terem sido construídas as piscinas que há mais de vinte anos são prometidas à população.
“Estava previsto construir uma piscina no meio do parque e foi possível, numa reunião já há alguns anos, explicar que o parque perdia muito se as piscinas ficassem no meio, porque ficava um obstáculo visual no caminho”, explicou o presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), acrescentando que ficou decidido que as piscinas seriam construídas no terreno que se encontra entre a área do parque e a estrada nacional.
“Caso não consigamos encontrar outro sítio será aquele, mas estamos à procura de uma solução viável financeiramente porque ainda estamos longe de chegar a acordo com o banco, que pede imenso dinheiro, que aquele terreno não vale, e temos de dar prioridade a outras sequências de trabalhos que temos de fazer”, diz ainda o autarca.

‘Prenda’ de autarca de Vialonga gera polémica
A presidente da assembleia de freguesia, Ana Oliveira (CDU), sublinhou que os moradores da zona escolheram o local para viver por estar previsto para essa zona uma piscina e campos de ténis e acredita que a pressão feita por eles contribuiu para a concretização do parque. A autarca esperou pelo final do discurso de Alberto Mesquita para lhe entregar um presente: um par de braçadeiras que poderá usar na abertura das piscinas.
O presente não caiu bem ao presidente da câmara e aos vereadores e o som do microfone que Alberto Mesquita estava a usar chegou mesmo a ser desligado antes da intervenção de Ana Oliveira, que ainda fez questão de explicar a intenção do presente: “Achei que devia lembrar o senhor presidente que a piscina é uma promessa muito antiga e acreditamos que um compromisso assumido deve ser honrado”.
Ana Oliveira defendeu ainda que na Carta Escolar de Vila Franca de Xira está expressa a necessidade de o Agrupamento de Escolas de Vialonga contar com uma piscina, por isso não se percebe por que é que ainda não foi construída.
O Parque Urbano da Flamenga, desenhado pela arquitecta Teresa Barão, teve um custo total de um milhão e 900 mil euros. O espaço tem cerca de cinco hectares e conjuga a contemplação e passeio na área do “Jardim dos Socalcos” e o recreio e actividade física como jogging, bicicleta, patins, skate e outros, além do polidesportivo, onde também é possível realizar eventos e espectáculos ao ar livre. Foi ainda criada uma nova área para estacionamento.

Altercações entre vereadores e morador

João Milheiro, representante da comissão de moradores e eleito da assembleia municipal pela CDU, acusou os vereadores António Félix e António Oliveira (ambos PS) de terem ameaçado agredi-lo após ter reclamado com eles por estarem “empoleirados no gradeamento a tentar arrancar o cartaz que a comissão dos moradores lá pôs”. No cartaz podia ler-se “Onde estão as piscinas?” e, segundo João Milheiro, os dois vereadores terão tentado removê-lo antes da cerimónia de inauguração do Parque Urbano.

Parque Urbano de Vialonga está concluído mas a falta de piscinas deu que falar

Mais Notícias

    A carregar...