uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Prejuízos avultados obrigam ao fecho de creche em Abrantes

Prejuízos avultados obrigam ao fecho de creche em Abrantes

Equipamento gerido pelo Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes acumulou um défice de exploração de 282 mil euros. No próximo ano lectivo já não abre.

O Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes decidiu fechar a creche “O Pinóquio”, que tem em funcionamento no centro da cidade, devido ao elevado défice acumulado de exploração, que já vai nos 282 mil euros, segundo a nova direcção dessa entidade, que tomou posse em Fevereiro deste ano.
A nova direcção, liderada por Júlia Augusto, analisou os relatórios de contas dos últimos exercícios e apurou um desequilíbrio económico e financeiro com resultados de exploração negativos acumulados nos três últimos exercícios económicos na ordem de 282.200 euros.
Questionada por O MIRANTE a directora da instituição explica que “a causa desta situação altamente deficitária está na quebra de inscrições e na reduzida frequência de utentes da mesma, sendo que a média anual dos últimos anos foi de 15 crianças, representando uma taxa de utilização de apenas 45% da capacidade instalada”. A directora explica ainda que “o facto da instituição não ter sido contemplada com acordos de cooperação com a Segurança Social, contribuiu decisivamente para este desfecho”, revela.
Os encarregados de educação das crianças que frequentam a creche foram informados da decisão com antecedência, para que “pudessem encontrar as alternativas mais adequadas” e Júlia Augusto garante que “todas as crianças se encontram inscritas para integrar outros estabelecimentos no próximo ano lectivo”.
Na creche trabalhavam cinco funcionárias que acabaram por ser despedidas “estando salvaguardados os seus direitos sociais”, garantiu a instituição. A creche funciona no edifício sede do Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes, na Rua Capitão Correia de Lacerda, em instalações cedidas pela câmara municipal em 1991, sendo o mesmo afecto a diversas actividades, incluindo espaço de refeitório para os associados e famílias.
A actual direcção pretende “dinamizar neste espaço actividades em várias vertentes” mas não revela para já quais.

Uma história com 50 anos
O Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes é uma instituição constituída a 24 de Julho de 1967. Na sua génese esteve um grupo de pessoas, trabalhadores da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Abrantes, com o intuito de promover o associativismo mediante a criação de eventos recreativos, culturais e desportivos, bem como o apoio social aos associados e seus descendentes menores, em contrapartida do pagamento de uma quota, tal como acontece em outras instituições. Em 27 de Setembro de 2010, o Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes, foi reconhecido como pessoa colectiva de utilidade pública e considerou-se com efeitos a 12 de Setembro de 2007.

Prejuízos avultados obrigam ao fecho de creche em Abrantes

Mais Notícias

    A carregar...