uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Estrada do túnel reabriu ao trânsito mas continua apertada
OBRAS. Túnel reabriu ao trânsito esta semana com mais iluminação

Estrada do túnel reabriu ao trânsito mas continua apertada

Problemas de iluminação foram resolvidos e construído um passeio. Poucas horas depois do túnel ter reaberto à circulação automóvel as paredes foram grafitadas. Utilizadores criticam a demora das obras e a falta de alargamento para duas faixas.

Reabriu esta semana ao trânsito, depois de ter estado fechado durante quase dois meses, o túnel que passa por baixo da auto-estrada do norte (A1), que une as freguesias de Vialonga e Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, uma estrutura bastante usada pela população.
O túnel sofreu obras de melhoria orçadas em 16.949 euros, que visavam melhorar as iluminárias e construir passeios que acrescentassem segurança aos peões. O novo passeio pedonal foi executado desde a rua da Quinta da Piedade até à entrada do túnel. Poucas horas depois dos trabalhos terem ficado concluídos e o espaço aberto ao trânsito, as paredes foram grafitadas e pintadas em actos de vandalismo.
Enquanto esteve fechado para as obras, os transtornos causados aos condutores e aos peões que o usavam foram imensos, porque os desvios obrigavam a dar uma volta maior e mais prolongada. Agora que reabriu, quem ali passa diariamente diz que não dá pela diferença.
“Em termos práticos ficou tudo na mesma, temos apenas uma faixa, o piso escorrega e sente-se o carro a derrapar e nas horas de ponta a espera é enorme por causa dos semáforos. Lavaram a cara ao túnel mas não fizeram a operação que se impunha. Mas mais vale aberto do que ter de ir dar a volta toda ao Forte da Casa”, explica Conceição Oliveira, que vive em Vialonga mas trabalha na Póvoa.
Outros condutores que usam o túnel manifestaram também a sua tristeza nas redes sociais pelo facto do atravessamento se continuar a fazer apenas com uma faixa, com circulação alternada em cada sentido regulada por semáforos. Em 2008 chegou a ser equacionado o alargamento para duas faixas daquele túnel, mas a verba necessária para esses trabalhos seria “muitíssimo elevada” e, do ponto de vista da engenharia, “extremamente complexa”, como afirmou recentemente em assembleia municipal o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS).

Estrada do túnel reabriu ao trânsito mas continua apertada

Mais Notícias

    A carregar...