uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Félix Joaquim Fazenda Faria

Félix Joaquim Fazenda Faria

Desenhador projectista de construção civil, 62 anos, Gerente da Scalconta, Centro Scalabitano de Contabilidades, Lda., Santarém

Ainda vale a pena tirar um curso universitário? Sem dúvida. Um curso superior tem sempre vantagem a muitos níveis. Quem o tirou aprendeu para poder exercer uma profissão e com o correr do tempo terá o seu benefício com as mais valias conseguidas.

Somos um povo que não se sabe governar a si próprio? Antes pelo contrário! Tirando alguns governos com elementos que dificultam a governação, acho que nos governamos muito bem. Além de sermos desenrascados, somos reconhecidos em todo o mundo pelas nossas qualidades.

Já pensou em tornar-se vegetariano? Francamente, foi coisa em que nunca pensei. No entanto, tento ter cuidado com a alimentação e comer muitos vegetais e outros produtos muito próximo dos produtos vegetarianos.

Costuma trocar o carro pela bicicleta nas suas deslocações diárias? Costumo usar os dois meios de transporte.

De que objecto pessoal não se consegue separar? Tirando os óculos, não tenho qualquer objecto de que não me possa separar. Já tenho voltado atrás para ir buscar o relógio de pulso ou o telemóvel mas não entro em stress se me esquecer deles. Por vezes, o telemóvel fica em casa todo o dia.

Costuma aproveitar as promoções? Quando há oportunidade sim. Não compro só porque está em promoção mas se a promoção coincide com a necessidade que tenho desse produto, aproveito, até porque nos sentimos bem estando a economizar.

Tem o hábito de economizar em casa? Lá em casa não se deita nada fora. A casa tem uma conta corrente mensal e esse valor tem que dar para as despesas do mês. Se sobrar alguma coisa então dá para aproveitar para aumentar a mensalidade do mês seguinte ou para utilizar numa coisa que seja necessária.

A que político aumentava impostos e cortava subsídios? A todos que não exerçam bem o cargo para que foram eleitos ou nomeados. Os políticos são eleitos para governarem e não para se governarem!

Já lhe bateram à porta a pedir comida? Batem algumas vezes para pedir coisas e entre elas também comida. Consoante ache que a pessoa que pede necessita vou à despensa, faço um avio e dou-lho.

No Verão prefere praia ou campo? Porquê? Praia, porque em Portugal é a época mais indicada para se aproveitarem os benefícios para a saúde que a mesma nos pode dar.

Concorda que casais homossexuais possam co-adoptar? Porquê? Esse é um assunto bastante complexo e polémico e que em Portugal tem muito a ver com o conservadorismo e tradicionalismo do povo. Quanto a mim, nesta altura não comento.

No Carnaval, quando era criança, qual a sua máscara preferida? Quando era criança não me mascarava nem tinha máscara preferida. Essas coisas, na altura, eram para meninos cujos pais tinham um certo poder financeiro, o que não era o meu caso. Mas actualmente mascaro-me um ano ou outro com o que calha.

Costuma ir votar? Desde que existem eleições que exerço o meu direito de voto. Quanto a lembranças de eleições em anos anteriores nada de interessante, a não ser, talvez, numas eleições há muitos anos, em que fiz parte de uma mesa de voto, que foi um dia muito comprido. Mas como na sala havia um colega muito divertido que andava sempre na palhaçada o dia acabou por se passar melhor.

Alguma vez pensou emigrar? Há muitos anos, quando era jovem, pensei nisso e cheguei a preencher papéis para ir para a Austrália mas já não me lembro porquê nunca cheguei a concretizar essa ida. Ainda guardo esses papéis.

Tem página no Facebook? Tenho página no Facebook mas não a uso. Tenho sempre cerca de 100 notificações para abrir. As redes sociais são importantes mas roubam-nos privacidade.

Ir às compras é um antídoto para o mau humor? Não tenho por hábito usar esse antídoto. Compro quando necessito.

A sociedade é muito exigente com a beleza da mulher? Na sociedade actual acho que o aspecto da mulher é um ponto a seu favor mas não conta só isso. Eu penso que a inteligência e a beleza interior são muito mais importantes.

O que faria se lhe saísse um prémio grande no euromilhões? Primeiro tem que sair.

Félix Joaquim Fazenda Faria

Mais Notícias

    A carregar...