uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

A moda de ser contra medicamentos e a história do “foi um ar que lhe deu”

Há pouco tempo houve a polémica das vacinas e dos movimentos anti-vacinas. De há uns tempos para cá tem-se vindo a impor uma campanha anti-colesterol e anti-estatinas, produto para reduzir o colesterol. Moro na Golegã e, como doente cardíaco que sou, estou medicado há alguns anos com uma estatina e tento ter aquilo a que se chama uma alimentação saudável, nomeadamente com poucas gorduras e fritos e pouco sal e açúcar e ingestão de fruta fresca e vegetais, fazendo também algum exercício físico moderado.
Como ninguém gosta de andar a tomar comprimidos diariamente e após várias conversas com o meu médico, resolvi para de tomar a estatina, redobrando os meus cuidados ao nível da alimentação, desleixando-me menos no exercício diário. As minhas expectativas eram altas mas tenho que confessar que o teste foi um fracasso. Ao fim de três meses fiz análises e fiquei alarmado. O meu colesterol tinha aumentado substancialmente, deixando-me de boca aberta. Voltei à estatina e o colesterol está melhor.
Já agora...antes de, há dez anos, ter tido um enfarte que me ia matando, o médico insistia comigo para eu ter um estilo de vida saudável e para começar a tomar uma estatina porque tinha o colesterol muito elevado. Não liguei, claro...e só cá estou para contar isto tudo porque tive muita sorte.
Artur T. Martins

Mais Notícias

    A carregar...