uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
PS recruta Major para substituir Joaquim Sampaio na lista à Câmara de Almeirim
Rui Rodrigues

PS recruta Major para substituir Joaquim Sampaio na lista à Câmara de Almeirim

Cabeças de listas à câmara, assembleia municipal e às freguesias mantêm-se

Edição de 10.08.2017 | Política

O presidente da Câmara de Almeirim e recandidato pelo PS às autárquicas de 1 de Outubro, Pedro Ribeiro (PS), foi buscar um militar, desconhecido da política local, para substituir o actual vereador Joaquim Sampaio, que não vai entrar nas listas a pedido do próprio. Assim para o quarto lugar entra Rui Rodrigues, natural do concelho de Constância, a residir no concelho de Almeirim há duas décadas. O Major na reserva, engenheiro electrotécnico, é a grande novidade da lista nos lugares elegíveis. Joaquim Sampaio, que foi presidente da junta da cidade e estava agora como vereador do Trânsito e Acção Social, já tinha pedido para não continuar porque entende que já deu o que tinha a dar à vida pública e pretende agora dedicar-se à família.
Na lista para a câmara municipal, à excepção de Rui Rodrigues, mais nada muda nos cinco primeiros lugares, os mesmos que Pedro Ribeiro conseguiu eleger há quatro anos para o executivo de sete lugares. O vice-presidente Paulo Caetano mantém-se como número dois e a vereadora da educação, Maria Emília Moreira, continua no terceiro lugar da lista. Eurico Henriques, que foi uma surpresa na área da Cultura, conseguindo dinamizar uma área que nos mandatos anteriores tinha pouca importância, volta a ocupar o quinto lugar da lista, elegível atendendo ao resultado de 2013.
Para o sexto e sétimo lugares a lista socialista apresenta mais duas surpresas, respectivamente Ana Casebre, a advogada que em 2009 tinha sido a cabeça-de-lista à assembleia municipal pelo Movimento de Independentes do Concelho de Almeirim (MICA), e Vasco Carvalho, presidente do Footkart - Escola de Futebol Karting.
Pedro Ribeiro apostou ainda em mais dois dirigentes de instituições da cidade para os dois lugares seguintes. São eles o presidente da assembleia geral do União de Almeirim, Agostinho Fernandes, e o presidente da Adega Cooperativa de Almeirim, Manuel Gabirra.
De referir que no último lugar da lista surge Maria do Amparo Cid, conhecida por “Pali”, ex-directora do colégio Conde de Sobral, onde esteve 34 anos, e que foi distinguida pela câmara no ano passado com a medalha de valor e mérito grau ouro.
Quanto aos restantes órgãos autárquicos no concelho mantêm-se os cabeças-de-lista. O médico José Marouço volta a encabeçar a lista à assembleia municipal e nas freguesias recandidatam-se Joaquim Catalão (Almeirim), João Apolinário (Fazendas de Almeirim), Cristina Casimiro (Raposa) e Cândida Lopes (Benfica do Ribatejo).
O partido entregou na quinta-feira, 3 de Agosto, as listas no tribunal da cidade. Recorde-se que em 2013 o PS ganhou as eleições para a câmara com 58,90 por cento dos votos, muito distanciado do segundo mais votado, a coligação do PCP e PEV (CDU) que obteve 11,51%. Em comparação, nas eleições de 2009 o Partido Socialista tinha tido 52,88% e o segundo mais votado tinha sido o MICA com 19,40%.

PS recruta Major para substituir Joaquim Sampaio na lista à Câmara de Almeirim

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...