uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém possibilita acesso a medicamentos a pessoas carenciadas
Eugénio Fonseca, vogal da Associação Dignitude e Ricardo Gonçalves

Santarém possibilita acesso a medicamentos a pessoas carenciadas

Iniciativa resulta de protocolo entre o município e a Associação Dignitude

A Câmara Municipal de Santarém e a Associação Dignitude assinaram um protocolo para a introdução da Rede Solidária do Medicamento no concelho. O acordo tem como finalidade garantir que os cidadãos com carências económicas comprovadas passem a ter acesso aos medicamentos.
De acordo com estipulado pelo protocolo, o Município de Santarém deve procurar formas de divulgar e promover esta iniciativa junto da sociedade civil e tecido empresarial e também contribuir financeiramente para que este seja implementado, sendo a comparticipação solidária de 100 euros por cada beneficiário. No total serão abrangidas 200 pessoas carenciadas, o que perfaz um total de 20 mil euros.
As pessoas que se encontrem em situação de carência devem, de acordo com a sua área de residência, deslocar-se pessoalmente à RLIS de Santarém, no Largo do Infante Santo, de segunda a quinta-feira das 9h00 às 19h00, à sexta-feira das 9h30 às 12h30 e ao sábado das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, ou na RLIS de Pernes, no Edifício da Santa Casa da Misericórdia de Pernes de segunda-feira a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, a fim de determinarem a sua situação.
A assinatura do protocolo realizou-se no dia 2 de Agosto no salão nobre dos Paços do Concelho. Na altura, Eugénio Fonseca, vogal da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, declarou que esta iniciativa tem o objectivo de promover a qualidade de vida e bem-estar das pessoas relembrando a importância da saúde, respeito e dignidade.
Esta ajuda destina-se a beneficiários de prestações sociais de solidariedade e a munícipes que se encontrem numa situação inesperada de carência económica. Refere ainda que esta iniciativa conta com a participação conjunta de personalidades e instituições sendo que muitos dos beneficiários já se encontram indicados pelo Conselho Local de Acção Social de Santarém (CLASS), pela Divisão de Acção Social e Saúde da Câmara de Santarém (DASS), pela Rede Local de Intervenção Social de Santarém e de Pernes (RLIS) e pela Equipas do Rendimento Social de Inserção (RSI).
Por sua vez, o presidente da câmara, Ricardo Gonçalves, sublinhou que esta é uma medida aprovada de forma unânime pelo executivo camarário e assembleia municipal e relembrou a importância de desenhar politicas que se apliquem nestas situações. Desta forma os cidadãos sinalizados vão poder levantar na farmácia os medicamentos de que necessitam mesmo que não tenham capacidade financeira para tal.

Santarém possibilita acesso a medicamentos a pessoas carenciadas

Mais Notícias

    A carregar...