uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival Estátuas Vivas regressa a Tomar a partir de 15 de Setembro
Município investiu cerca de 50 mil euros nesta iniciativa

Festival Estátuas Vivas regressa a Tomar a partir de 15 de Setembro

Iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Tomar e o Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria.

“Estátuas Vivas - Arte de Rua” é o tema que vai abrir, no dia 15 de Setembro, o V Festival Estátuas Vivas em Tomar. A iniciativa vai contar com 12 quadros e a performance de 16 artistas, de várias nacionalidades, que apresentarão as suas criações que vão poder ser votadas pelo público presente, para escolher a vencedora da noite. O festival começa às 22h00, no centro histórico de Tomar: Rua Marquês de Pombal, Rua Serpa Pinto, Praça da República e Mouchão.
“Lendas e Tradições de Portugal” é o tema dos dias 16 e 17 de Setembro, das 17h00 às 19h00, com a apresentação de 14 quadros, compostos por um ou dois artistas, num total de 25 profissionais.
No domingo, 17 de Setembro, entre as 19h00 e as 20h00, enquanto se aguardam os resultados dos dois concursos e respectiva entrega de prémios, os artistas que ao longo de dois dias participaram no festival actuarão frente à Câmara Municipal de Tomar.
Com a História e a Cultura popular como fios condutores, a narrativa das lendas e tradições de Tomar é feita pela performance das estátuas vivas, enquadrada por outras participações artísticas e recriações históricas, que evocam outros tempos.
Na apresentação do festival, que decorreu no complexo cultural da Levada, em Tomar, a presidente da câmara, Anabela Freitas (PS), disse que o município investiu cerca de 50 mil euros nesta edição do festival e sublinhou que o retorno para a economia local ultrapassará esse valor, pelo que considerou um bom investimento.
A autarca adiantou ainda que este ano o artesanato vai estar presente com três pontos: dois no Mouchão (artesanato oriental e brinquedos de inspiração medieval) e um terceiro na Praça da República (artesanato de Portugal).
Para os mais novos haverá também locais de diversão e vai ser instalado um fraldário, junto ao parque infantil, onde podem ser dispensados cuidados essenciais aos mais pequenos.
As edições dos festivais anteriores levaram a Tomar cerca de 25 a 30 mil visitantes, o que pressupõe um reforço de segurança. Anabela Freitas garantiu que os planos de segurança já estão delineados, para garantir que tudo correrá bem com o previsível aumento de visitantes.

Festival Estátuas Vivas regressa a Tomar a partir de 15 de Setembro

Mais Notícias

    A carregar...