uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João Macedo começou aos 7 anos a andar de bicicleta e aos 16 venceu a Volta a Portugal
João Macedo (ao centro) diz que é essencial ter uma boa relação com a equipa

João Macedo começou aos 7 anos a andar de bicicleta e aos 16 venceu a Volta a Portugal

A correr há nove anos para vencer a Volta a Portugal em Bicicleta em Cadetes. João Macedo, natural de Coruche, tem 16 anos e sonha ser ciclista profissional

Aos 16 anos de idade, o jovem João Macedo, natural de Coruche e ciclista da Associação 20 Kms de Almeirim,venceu a Volta a Portugal em Bicicleta na categoria de cadetes. Atleta há nove anos, o jovem venceu a volta a representar a Mato-Cheirinhos, por cedência dos 20 Kms de Almeirim, uma vez que este clube não tinha o número suficiente de ciclistas para entrar na competição.
João Macedo fez a primeira prova de BTT, em 2009, com apenas sete anos de idade, e confessa que ficou logo entusiasmando pelo ambiente da modalidade, mas também por ter ganho nesse ano a geral do mesmo troféu. O jovem deu nas vistas e mostrou que tinha pedalada. A partir daí nunca mais parou. Representou, até ao momento, cinco equipas; a Strix Bike Team; Marrazes; Craks do Pedal-Município de Coruche e Mato-Cheirinhos.
O jovem explica que teve de integrar a equipa da Mato-Cheirinhos porque para se “poder fazer as provas por etapas todas as equipas têm de ter cinco elementos no escalão, o que não acontecia com os 20km de Almeirim”. O cansaço e o esforço são muitos “mas quando se tem o foco num objectivo, só se pode descansar no fim do dever cumprido”. E foi assim, “com muito esforço” que conseguiu o seu maior feito até à data.
Com este resultado, João Macedo não esquece os colegas de equipa. “É essencial termos uma boa relação porque na estrada são os membros da equipa que me ajudam e fazem tudo para que esteja nas melhores condições”. João vai mais longe e afirma que “uma boa relação fora de provas é o suficiente para deixarem tudo na estrada por alguém”.
O ciclista recorda-se que desde muito pequeno começou a andar de bicicleta e lembra-se de quando o seu pai o “empurrava estrada acima, estrada abaixo” quando precisou de “tirou as rodinhas da pequena bicicleta”. Hoje, o jovem confessa que para se vencer não basta apenas saber andar de bicicleta e gostar da modalidade. “Para se estar ao mais alto nível neste desporto tem de se gostar de sofrer”.
Se algum dia vai ser um grande nome do ciclismo nacional “só o futuro o dirá” mas João Macedo sabe que vai ter de “abdicar de muita coisa” se quiser conquistar esse objectivo. A vitória na Volta a Portugal abriu-lhe as portas para o ciclismo de estrada e isso fá-lo “sonhar em um dia ser ciclista profissional e representar Portugal no estrangeiro”. A motivação vai buscá-la “aos resultados obtidos até ao momento”. E o grande momento para João Macedo “foi a chegada da terceira etapa da Volta a Portugal” em que fez o segundo lugar, posição que lhe permitiu assegurar o primeiro lugar da geral.

João Macedo começou aos 7 anos a andar de bicicleta e aos 16 venceu a Volta a Portugal

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido