uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
António Pedro é o novo director do Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras
António Pedro tomou posse a 29 de Agosto

António Pedro é o novo director do Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras

O novo director é natural de Almeirim, já passou por várias escolas e substitui Maria Teresa Valente, que esteve 25 anos a dirigir o agrupamento.

António Pedro, 51 anos, natural de Almeirim, tomou posse na terça-feira, 29 de Agosto, na Escola Básica de Aveiras de Cima como o novo director do Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras, concelho de Azambuja. Professor de Geografia, já dirigiu três agrupamentos escolares mas só concorreu este ano ao de Vale Aveiras por querer dirigir um agrupamento mais pequeno onde possa ter mais contacto com os colegas e os alunos. “Quando queremos começar um projecto novo é mais fácil fazê-lo num agrupamento pequeno. Neste caso, são quatro escolas e vai ser mais fácil saber o nome de todos os alunos”.
António Pedro confessou na tomada de posse que os próximos 13 dias, até ao arranque do novo ano lectivo, serão “de muita pressão”: “Tenho de inteirar-me do agrupamento para ver se o projecto que pensei se adequa a estas escolas ou se tenho de o alterar. E ainda terei de convidar para os vários cargos os outros elementos da direcção e como não conheço as pessoas terei de nomear por me serem recomendadas por outras”. Esta é a primeira vez em que não conhece à partida a equipa que vai formar para o acompanhar na gestão do agrupamento. Já leccionou em Salvaterra de Magos, Santarém, Marinhais, Almeirim, Forte da Casa, Lisboa e até em São Jorge, nos Açores, que foi de todos os locais por onde passou o preferido.
Na tomada de posse, que teve lugar na biblioteca da Escola Básica de Aveiras de Cima, onde foi apresentado à comunidade de professores, funcionários, encarregados de educação e representantes das entidades do município pelo presidente do Conselho Geral do Agrupamento, o novo director frisou a importância do envolvimento da autarquia para permitir que todos os alunos estejam em pé de igualdade. Situação que muitas vezes as condições sócio-económicas das famílias não permitem. Defendeu também que “o papel dos pais não pode ser substituído pelo de um professor ou psicólogo. Os pais não podem esperar que a escola dê a formação moral e valores que têm que ser ensinados por eles”.

“Já mereço descanso”
Maria Teresa Valente, 62 anos, professora há 42, foi quem dirigiu o Agrupamento de Vale Aveiras nos últimos 25 anos. Agora, confessa, quer descansar. Natural do Vale do Paraíso, a professora diz que foi uma “privilegiada” em relação aos seus colegas que tiveram de leccionar pelo país fora. “Eu consegui estar sempre perto de casa, em escolas dos concelhos de Azambuja, Alenquer e Cartaxo”. Da Escola Básica de Aveiras de Cima, onde está desde que esta abriu, só leva boas memórias: “Foi extremamente gratificante estar aqui. Tenho uma grande satisfação por ter conseguido grandes coisas com as várias equipas que tive”. Vê a chegada de António Pedro como uma lufada de ar fresco numa escola que “precisa de se preparar para o mundo que aí vem”.

António Pedro é o novo director do Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido