uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Rústico” da McDonald’s criado por chef ex-aluno da Escola Profissional de Salvaterra
Manuel Lino

“Rústico” da McDonald’s criado por chef ex-aluno da Escola Profissional de Salvaterra

Com carreira internacional Manuel Lino criou um hambúrguer de inspiração caseira

A novidade deste Verão da McDonald’s, o “Rústico”, foi criada pelo chef Manuel Lino, ex-aluno do curso de hotelaria da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. Na região, muitos o terão reconhecido não só pelo nome mas também pela sua participação na campanha publicitária amplamente divulgada nas televisões portuguesas nos últimos dias.
Manuel Lino é o primeiro chef português a colaborar com a McDonald’s na criação de um hambúrguer de inspiração marcadamente “caseira”. O Rústico é servido num pão de cereais, desenvolvido pelo chef, combinando um hambúrguer de carne de vaca com uma selecção de ingredientes de produção maioritariamente nacional: espinafres, cogumelos, queijo Emmental, cebola grelhada e molho de maionese e mostarda Dijon.
Aos 30 anos de idade, Manuel Lino conta já com um percurso profissional invejável desenvolvido, em grande parte, além-fronteiras. Nos últimos anos, passou pelas cozinhas de restaurantes tão conceituados como o Celler de Can Rocca (3*Michelin), Mugaritz (2*Michelin), Moments by Carme Roscalleda (2*Michelin), entre muitas outras.
Também em Portugal este chef de cozinha tem dado provas do seu talento: abriu o restaurante Narcisus, com o chef Alexandre Silva, passou também por projectos pop up no Mercado de Campo de Ourique e na Comporta, assumiu a cozinha do Tabik, na Av. da Liberdade e, mais tarde, em 2016, apostou no seu próprio restaurante, o Trio, em Lisboa. Actualmente, o chef português está de volta à vizinha Espanha, encontrando-se a trabalhar em Barcelona.
O gosto pela cozinha ganhou forma quando, ainda muito jovem e sem grandes certezas relativamente ao futuro, ingressou no curso de Hotelaria – variante Cozinha/Pastelaria, na Escola Profissional de Salvaterra de Magos. Nas palavras do próprio, aquele momento foi determinante no seu rumo profissional e a escolha, ainda que um pouco hesitante numa fase inicial, revelou-se, afinal, a mais acertada.
Para além da aquisição de conhecimentos e competências técnicas que, mais tarde, serviriam de base a uma carreira de reconhecido sucesso, Manuel Lino refere-se muitas vezes ao ambiente marcadamente familiar que caracteriza a escola que frequentou durante três anos e que muito contribuiu para o fortalecimento da sua autoconfiança enquanto profissional, permitindo-lhe enfrentar os mais variados desafios. Ainda hoje, o chef é presença regular na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, designadamente através da participação activa em workshops promovidos para jovens alunos.

“Rústico” da McDonald’s criado por chef ex-aluno da Escola Profissional de Salvaterra

Mais Notícias

    A carregar...