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MentalMente4PSI de Almeirim para ajudar pais de estudantes jovens

MentalMente4PSI de Almeirim para ajudar pais de estudantes jovens

Director Técnico da clínica deixa alguns conselhos úteis a ter em consideração

Edição de 13.09.2017 | Especial Regresso às Aulas

O MentalMente4PSI, em Almeirim, é uma clínica médica especializada na saúde da mente, nomeadamente na avaliação, tratamento e prevenção dos problemas e perturbações mentais, tais como problemas de desenvolvimento, da comunicação, depressões, ansiedade, fobias, obsessões, distúrbios da adaptação, distúrbios do humor, da energia, dos impulsos e da personalidade, distúrbios psicóticos, problemas de comportamento, problemas cognitivos, do pensamento e da aprendizagem, bem como problemas de socialização que afectam crianças, jovens e adultos.
A clínica conta com as seguintes especialidades: Psiquiatria da Infância e da Adolescência (Rita Rapazote, Andreia Araújo); Psiquiatria de Adultos (João da Cruz Santos); Psicologia Clínica/Psicoterapia (Alexandra Lima, Nuno Moura, Rita Branco); Neuropsicologia (Fátima Gameiro); Terapia da Fala (Marta Marques); Psicomotricidade/TSEER (Rita Filipe); Terapia Ocupacional (Vanessa Franco).
O MentalMente4PSI, fica na Rua Marechal Gomes da Costa, Nº 5 R/C, em Almeirim, e pode ser contactada através dos telefones 916914141 e 243509525 ou do email: geral@mentalmente.pt; www.mentalmente.pt.
Aquilo a que deve estar atento para ajudar as crianças e jovens
O director técnico da clínica, Nuno Moura, dá algumas indicações aos pais que irão ajudar a diminuir a ansiedade dos seus filhos no regresso às aulas e promover hábitos saudáveis para um crescimento e autonomia responsáveis.
Facilite hábitos de sono adequados, sendo que uma criança deve dormir 10 a 12 horas por noite, um jovem adulto deve dormir 8 a 10 horas por noite, de modo a evitar cansaço acumulado, dificuldades de concentração e afectação no rendimento escolar.
Promova uma hidratação adequada enquadrada com uma alimentação saudável, equilibrada, completa e variada para uma melhoria das capacidades cognitivas.
Seja entusiasta e revele confiança explicando aos filhos a nova rotina diária facilitando a transição das férias para a nova época escolar. No caso de se tratar de uma nova escola acompanhe a criança para visitar os principais locais e as pessoas de referência, nomeadamente professores e auxiliares.
Com crianças mais inseguras seja compreensivo mas evite o prolongamento das despedidas. Seja confiante e altere algumas rotinas de quem vai levar à escola.
Organizar um espaço de estudo é muito importante para o sucesso escolar. Deve dispor de condições adequadas de iluminação, ventilação e temperatura, livre de ruído ou de algo que possa distrair, como rádio, televisão ou telemóvel.
Incentive hábitos e métodos de estudo regulares, programando um horário de estudo, a arrumação e conservação do material necessário, a realização periódica de resumos, esquemas, exercícios, revisão de matérias mais complexas, calendário de provas, por exemplo.
Mantenha actividades em família ao fim de semana como actividades de lazer ao ar livre, actividades sociais e culturais, passeios, jogos, entre outros.
Mantenha um estímulo diário para conversar sobre os assuntos do quotidiano à refeição e uma dinâmica em família após o jantar através da realização de um jogo divertido, de cartas ou tabuleiro que estimule a destreza, as emoções e o raciocínio.
Estimule o interesse pela prática de uma actividade física organizada e a integração em actividades pró sociais.
Interesse-se pelos assuntos escolares, participe nas reuniões, mantenha uma boa comunicação com a escola e acompanhe o educando nas tarefas escolares sempre que possível, promovendo a autonomia e oferecendo o bom exemplo.
Escute a criança e o jovem nas suas preocupações e angústias, estimulando o enfrentar das dificuldades, mantendo uma comunicação encorajante face às dificuldades e elogiante nos sucessos.
Promova a participação em rotinas diárias favorecendo a responsabilidade pessoal, tais como preparar a mochila e o vestuário de véspera, acordar com despertador, fazer a cama, preparar o seu pequeno-almoço, arrumar o quarto, realizar a higiene, colocar a retirar a louça nas refeições, entre outras.
Esteja atento aos hábitos sedentários, desadequados ou excessivos na utilização das tecnologias, colocando limites firmes e consistentes. Promova hábitos de leitura regulares estimulando o interesse pelo “leitura de mesa de cabeceira”.
Compreenda que a ansiedade na transição das rotinas pode ser normal sempre que surge a necessidade de adaptação a situações novas. Podem verificar-se algumas queixas de dores de cabeça, dores de estômago, indisposições, resistências ou mesmo recusa em ir para a escola. Oferecer compreensão, segurança e reforço positivo facilita a superação da ansiedade face ao desafio.
Deve procurar ajuda especializada sempre que se verifiquem dificuldades persistentes e alterações de comportamento, irritabilidade, agressividade, agitação/inquietude, apatia, ansiedade, tristeza, queixas somáticas, isolamento, alterações do sono, do apetite, do interesse, da actividade e da concentração.

MentalMente4PSI de Almeirim para ajudar pais de estudantes jovens

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