uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Reunião científica de médicos ortopedistas em Santarém

Seis dezenas de médicos de ortopedia vão estar reunidos no sábado, dia 23, em Santarém, numa sessão do Club Ortopédico dos Nove. A reunião é subordinada ao tema científico: “Rotura da Coifa dos rotadores”. O Club Ortopédico dos Nove reúne ortopedistas de vários hospitais da região sul.
A reunião começa às 9h00 com a palestra sobre a “Rotura da Supra Espinhoso” e com a apresentação do trabalho “Agulhas e crónicas. Exame Clínico e Imagiológico” de Rita Soares. Durante a manhã, na primeira mesa, vão ser ainda falados os temas das “Lesões parciais” por Jaime Babulai; “Lesões maciças e irreparáveis”, por Ricardo Gonçalves; “Tratamento médico e de reabilitação nas lesões da coifa com opção conservadora”, por Lopes Courinha; “Tratamento cirúrgico - Artroscopia – longevidade da reparação fileira/única ou dupla fileira; Recidivas”, por Carlos Maia Dias.
A segunda mesa começa às 11h00 com o tema “Rotura do Sub-Escapular”. A primeira apresentação cabe a Pedro Branco, às 11h15, com o trabalho “Etiologia e diagnóstico”. Segue-se: “Tratamento Cirúrgico – artrotomia / artrotomia” de Carlos Maia Dias, “Tratamento medico e de reabilitação pós cirúrgica das lesões da coifa” de Sara Rader, “LPB – Atitudes terapêuticas perante lesões do sub escapular” de Ricardo Gonçalves, “Lesões do sub escapular com retração” de Eduardo Carpinteiro, “Resultados do tratamento e Longevidade da reparação” de Tiago Marques e “Roturas irreparáveis – o que fazer?” de Luís Pires.
Depois do almoço, pelas 15h00, haverá discussão de casos clínicos, moderada por Luís Tomaz (chefe de serviço do Hospital de Santarém), Ricardo Gonçalves e Tiago Marques, da comissão científica.

Mais Notícias

    A carregar...