uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Banco escolar de Vila Franca de Xira com 400 livros e manuais para troca

Banco escolar de Vila Franca de Xira com 400 livros e manuais para troca

Município investiu mais de três milhões de euros em educação neste novo ano lectivo

O banco do livro escolar do concelho de Vila Franca de Xira tem este ano disponíveis para troca 400 manuais e livros do primeiro ao 12º ano de escolaridade. Um valor que tem crescido nos últimos anos e que visa ajudar os pais a encontrar formas de poupar na compra dos manuais que podem ser reutilizados. O banco do livro escolar funciona na Casa da Juventude de Alverca mas os pontos de recolha alargam-se também às bibliotecas municipais do concelho e ao bibliomóvel, a biblioteca itinerante do município.
A informação foi conhecida no dia em que a câmara municipal celebrou parcerias com nove agrupamentos de escolas, dez instituições particulares de solidariedade social, nove associações de pais e duas colectividades do concelho ligadas à área da educação. Foram ao todo 79 protocolos que foram rubricados no Palácio do Sobralinho no dia 13 de Setembro. Representam quase três milhões de euros de investimento municipal, em áreas como o transporte escolar, financiamento de actividades de enriquecimento curricular, actividades de tempos livres, animação e apoio à família, refeições escolares, subsídios de funcionamento e apetrechamento dos espaços escolares e gestão do parque informático.
A cerimónia contou com a presença de várias dezenas de dirigentes associativos e líderes de agrupamentos de escolas. Alguns dirigentes lamentaram a quebra no número de jovens nas associações e de pais com capacidade financeira para fazer face às responsabilidades. Ficou também a saber-se que uma associação do concelho, ligada ao bem-estar infantil, terá perto de duas dezenas de salas completamente fechadas por falta de jovens que as ocupem.
“Muito obrigado pelo vosso trabalho, empenho e dedicação em prol da educação. A promoção e a valorização da educação é fundamental para uma economia mais próspera e coesa que garanta que ninguém fica para trás. E a educação é esse factor essencial”, notou Alberto Mesquita (PS), presidente do município, durante a assinatura dos protocolos. “Neste mandato investimos mais de 18 milhões de euros na educação, desde a construção de novas escolas à realização de importantes obras nas nossas escolas”, vincou.
Durante a cerimónia foi ainda lançada uma nova brochura que reúne o conjunto de serviços educativos que o município disponibiliza, bem como um conjunto diversificado de ofertas extracurriculares.

Banco escolar de Vila Franca de Xira com 400 livros e manuais para troca

Mais Notícias

    A carregar...