uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ninho de vespa asiática detectado e eliminado no concelho de Ourém

A presença da vespa asiática (vespa velutina) foi detectada pela primeira vez no concelho de Ourém, sob a forma de um ninho, que depois de confirmada a origem das vespas foi eliminado. Segundo informação municipal, o procedimento decorreu conforme as directrizes expressas no plano de acção para a vigilância e controlo de vespas velutinas.
De acordo com a mesma nota, a vespa asiática é uma espécie exótica invasora, predadora de abelhas e altamente prejudicial para a produção de mel, agricultura e ecossistema em geral. No entanto, esta espécie não é fonte de transmissão de qualquer doença e não é considerada mais perigosa que a vespa europeia, para seres humanos.
O alerta da Câmara de Ourém refere que, segundo o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, não há motivo para alarme.
Os serviços municipais oureenses recomendam à população que esteja atenta e verifique os seus armazéns agrícolas , casas antigas e árvores de grande porte nos quintais e jardins. Caso suspeitem da presença de ninhos ou exemplares desta espécie, devem informar o serviço municipal de protecção civil.

Mais Notícias

    A carregar...