uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Queixas e críticas de moradores na última Assembleia de Freguesia de Alverca

Queixas e críticas de moradores na última Assembleia de Freguesia de Alverca

Eleitos de Alverca usaram última reunião do mandato sobretudo para fazer balanço do mandato. Na última sessão deste mandato da assembleia de freguesia de Alverca valeu a intervenção dos munícipes para dar alguma animação à reunião dos autarcas

Os eleitos da Assembleia de Freguesia de Alverca ocuparam a última sessão deste mandato, realizada na noite de 11 de Setembro, a fazer um balanço da obra feita nos últimos quatro anos e não levantaram questões sobre problemas reais da freguesia que ainda estão por resolver.
Valeu a intervenção de alguns moradores para dar algum sal e pimenta à sessão realizada no teatro estúdio Ildefonso Valério. Cerca de uma dezena de cidadãos estiveram presentes mas apenas três usaram da palavra. Manuel da Ponte foi o primeiro e quis saber quando é que a junta de freguesia avança com a prometida obra de rebaixamento dos passeios na Rua da Juventude para permitir que as ambulâncias possam ir buscar a sua mulher doente a casa. “Actualmente deixam-na longe da porta e ela tem de ir a pé com grande dificuldade”, lamentou. O presidente da junta, Afonso Costa (PS), garante que a obra já foi adjudicada e que começará nas próximas semanas.
Carlos Santos, da Panasqueira, apelou a que os eleitos encontrem forma de chamar mais pessoas às assembleias. “Esta até nem é das piores sessões mas somos muito poucos. Apelo a que no futuro arranjem forma de trazer mais eleitores a estas sessões, que são a essência da democracia. Que façam um esforço por não distribuir sorrisos e palmadas nas costas só nestas alturas mas também no resto do ano”, notou.
Maria Antónia, que reside no centro da cidade, alertou para o desperdício de água na rega dos canteiros e espaços relvados e notando a necessidade de mais cuidado na preservação dos espaços verdes junto ao jardim do avião e a necessidade de ali ser colocado um novo banco debaixo de uma árvore. “Retirámos os bancos antigos para serem recuperados e metemos alguns novos, vamos analisar essa questão”, respondeu Afonso Costa.

Balanço de mandato e as questões do Bloco
Por norma estas sessões servem para os eleitos da oposição questionarem o executivo da junta sobre situações que carecem de atenção mas desta vez isso não aconteceu. Rui Moreira (PS), Adão Conde (Coligação Novo Rumo) e Carlos Gonçalves (CDU) optaram no período antes da ordem do dia por fazer o balanço da obra feita.
A única excepção foi João Fernandes, do Bloco de Esquerda, que fez chegar ao presidente da junta várias preocupações que lhe foram transmitidas por munícipes. Entre elas as dúvidas sobre quando avança a instalação de estacionamento para bicicletas, os portais de carregamento para automóveis eléctricos e para quando uma nova biblioteca na cidade.
O eleito do Bloco queixou-se também da falta de limpeza de vários contentores do lixo, a necessidade de asfaltamento da estrada de Arcena e de um canavial por cortar junto ao campo da feira da cidade. “Há também vários relatos de falta de limpeza em A-dos-Potes e de falta de iluminação no túnel de acesso”, notou.
O presidente da junta de freguesia explica que os equipamentos para estacionamento de bicicletas já foram adquiridos e que aguardam apenas que seja determinado qual o melhor local para serem instalados. “A requalificação já aprovada nos fundos comunitários da zona da estação contempla esses dois terminais de carregamento para carros eléctricos, que serão os primeiros em todo o concelho”, refere.
Afonso Costa garantiu que as recargas de pavimento na estrada de Arcena vão ser feitas de forma faseada e que estão previstas para breve, notando também que a limpeza dos contentores do lixo, apesar de não ser uma responsabilidade da junta, está a ser feita. “Sobre algumas matérias que refere tomámos nota e vamos analisar. Na questão da falta de iluminação no túnel vamos também fazer chegar essa preocupação”, disse.

Queixas e críticas de moradores na última Assembleia de Freguesia de Alverca

Mais Notícias

    A carregar...