uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Câmara de Vila Franca de Xira quer alargar canil

O município de Vila Franca de Xira planeia ampliar nos próximos anos o seu canil municipal, na Castanheira do Ribatejo, para fazer face à afluência de animais e para proporcionar melhores condições aos gatos e cães que ali vivem. A garantia foi dada em reunião de câmara pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS). “Estamos muito satisfeitos com as recentes intervenções de melhoria que fizemos no centro e podemos dizer que temos um dos melhores centros de recolha do país. Disso não tenho dúvida. Mas é natural querermos mais. No futuro será uma ambição poder alargar o espaço existente”, notou o autarca.
O presidente do município respondia às questões da oposição sobre a capacidade do centro em acolher mais animais. Fátima Antunes, vereadora com o pelouro da recolha animal, garantiu que o centro tem ainda capacidade para mais animais.
O centro de recolha oficial é um espaço de alojamento provisório de animais capturados na via pública ou ali entregues por moradores para adopção. Através do seu site, o município permite o preenchimento de um formulário online de adopção e apela à adopção de animais adultos. A câmara aproveita também para promover a “adopção com consciência”, alertando os moradores para não adoptar um animal por impulso e promovendo uma reflexão sobre a decisão.
“Terei tempo para interagir diariamente com ele? Tenho espaço na minha casa para um animal deste porte? Terei condições para pagar cuidados de saúde e alimentação? São algumas das questões a que deve responder a si próprio antes de adoptar um animal”, explica a câmara. Para adoptar um animal, o morador deve ser maior de idade, ser portador de bilhete de identidade ou cartão de cidadão e ter condições sanitárias adequadas para receber o animal.

Mais Notícias

    A carregar...