uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Construção do novo Centro de Saúde da Chamusca prevista para 2018 

Início de 2018 é a previsão do presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado (PS), para o começo das obras de construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) da Chamusca, que se localizará na Avenida Gago Coutinho. Para já, o autarca confirma que o financiamento de cerca de 900 mil euros foi aprovado, estando a decorrer o concurso para execução da obra.
Paulo Queimado refere que a USF vai cobrir os cerca de mil utentes que ainda se encontram sem médico de família no concelho. Além disso, vem ajudar a colmatar a carência de assistência médica que as freguesias da Chamusca têm sentido por falta de médicos e administrativos nas suas unidades de saúde.
Prevê-se que a nova USF tenha mais valências, nomeadamente medicina dentária. O presidente da câmara conta ainda que metade da cobertura do edifício vai fazer de terraço e aí vai ter um parque de exercício físico com vista para a lezíria. “A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) ainda se mostrou resistente ao projecto mas, entretanto, já o adoptou para novos edifícios”, adianta.
Recorde-se que a ARSLVT pretende ainda construir na região mais três centros de saúde nos municípios de Ourém, Torres Novas e Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes). Está ainda a elaborar os projectos de execução para oito novos centros de saúde na sua área de abrangência, em parceria com os respectivos municípios, nomeadamente em Samora Correia (Benavente) e Vialonga (Vila Franca de Xira). O objectivo é aumentar a cobertura da população com médico de família, reforçar as consultas de médico-dentista nos centros de saúde, alargar os rastreios de saúde de base populacional iniciados em 2016 e lançar novos programas, nomeadamente de rastreio dos cancros da mama, cólon e recto e colo do útero.

Mais Notícias

    A carregar...