uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
José Bisnau e companhia entram na campanha eleitoral do Entroncamento

José Bisnau e companhia entram na campanha eleitoral do Entroncamento

Perfis falsos no Facebook à boa maneira dos atribuídos aos russos noutras eleições

Cada acto eleitoral tem as páginas falsas de Facebook que mais se lhe ajustam. Nas eleições dos Estados Unidos e de França e no referendo sobre o Brexit, os russos foram acusados de criar uns milhares delas para influenciar aqueles actos eleitorais, difundindo mentiras e meias verdades. No Entroncamento, os russos parecem estar a Leste dos perfis falsos do Facebook como José Bisnau ou o Jorjão Faria 2017 que entraram na campanha autárquica daquele concelho com um estilo diferente.
O MIRANTE visitou aquelas páginas e encontrou montagens fotográficas, falsas notícias, muitas das quais baseadas em insinuações e inverdades, e até comentários, tudo feito de uma forma irónica e cáustica que já levou o PSD a emitir um comunicado em que condena aquela forma de agir falando em “achincalhamento” dos políticos locais em geral.
Na página do José Bisnau, por exemplo, é anunciado um concurso “Master Tacho” em que um dos concorrentes é o candidato do PSD a presidente da câmara, Jaime Ramos. O facto de o candidato daquele partido à Assembleia de Freguesia de S. João Baptista, Rodrigo Bertelo, ser o comandante dos bombeiros é usado para uma fotomontagem em que ele aparece a transportar o segundo elemento do seu partido à câmara, José Baptista, sendo referido que tal aconteceu porque a alegada vítima estava embriagada. O ex-primeiro-ministro Passos Coelho aparece num desenho vestido com uma farda de oficial nazi com uma legenda que diz que o visado acusa o Governo de autoritarismo.
O actual presidente da câmara, Jorge Faria (PS), que se recandidata ao cargo, aparece na fotomontagem usada como foto perfil da página Jorjão Faria 2017 a usar uma corneta antiga como aparelho auditivo, tendo em fundo a frase: “Durante 3 anos não dei ouvidos a ninguém. Mas agora, graças à eleissons, posso fingir querer saber a sua opinião”.
Na mesma página, um dos candidatos socialistas mais gozado é Carlos Amaro a quem é atribuído o desejo de ser presidente em vez do presidente e que aparece numa fotomontagem em estilo “emplastro” vestido à “Sapo Rosa”. Donald Trump é chamado à liça aparecendo ao lado de Jorge Faria com a legenda: “O Jorjão é o melhor. O melhor”. Em alguns textos aparece o logotipo OMIRONE.PT num grafismo igual ao de
O MIRANTE.
Alguns textos e fotos sobre o Entroncamento, publicados na secção Cavaleiro Andante de O MIRANTE, são usados na página de “João Calado”, uma das que o PSD menciona também no seu comunicado. Um deles é sobre um passeio cheio de ervas cuja foto foi publicada em tom de brincadeira, para “provar” que os jardins da cidade estão bem cuidados. Naquela página do Facebook são reproduzidas algumas das fotomontagens publicadas na página Jorjão Faria 2017. Numa quarta página mencionada no comunicado dos social-democratas, Juvenal Entroncamento, o autor, que não se identifica, publicou um texto refutando aquelas acusações.

José Bisnau e companhia entram na campanha eleitoral do Entroncamento

Mais Notícias

    A carregar...