uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Linda’s School a Reeducar para o Século XXI*

Linda’s School a Reeducar para o Século XXI*

A Educação em Portugal assiste este ano letivo 2017/18 a uma proposta de mudança digna de nota e que promete iniciar no sistema de ensino público um processo há muito essencial para as crianças e jovens do século XXI.
São 235 escolas e mais de 150 agrupamentos com um objetivo comum: testar o novo Projeto Piloto proposto pelo Ministério da Educação que dá pelo nome de Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (que pode ser consultado no site da Direção Geral da Educação no item Projetos) onde estão incluídos o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais que permitirão gerir de forma autónoma até 25% da carga horária, trazendo maior liberdade de decisão às Escolas para que estas possam respeitar melhor as necessidades dos alunos inscritos, e criar sinergias interdisciplinares, fundindo matérias que se tocam nas diversas disciplinas.
Como todas as mudanças, também esta se mostra desafiante, não tanto para os alunos que há muito necessitavam desta mudança, mas mais para os professores que se veem a braços com um novo paradigma para o qual não foram treinados e ainda que este projeto seja recebido com alegria e alívio por muitos, é fator de rejeição e temor por tantos outros.
A Linda’s School tem vindo há já alguns anos a desenvolver atividades e propostas com vista a alargar as competências sociais, humanas, intrapessoais e interpessoais não só de alunos, como de pais e encarregados de educação, professores e educadores e oferece através do seu projeto Focus School diversos workshops conducentes à aquisição de competências de gestão emocional, desenvolvimento pessoal, flexibilidade, foco e equilíbrio perante toda a experiência educativa e a vida em geral.
Por outro lado, através do projeto Totally English, a Linda’s School tem vindo a desenvolver projetos colaborativos que envolvem não só alunos que frequentam esta escola, mas também jovens de toda a comunidade escolar local e nacional, docentes e encarregados de educação.
Neste seu trigésimo aniversário, a Linda’s School tem em mãos vários projetos que desenvolvem todas as competências requeridas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, a saber: competências nas áreas de linguagens e textos e nas áreas de informação e comunicação, desenvolvimento do raciocínio, pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas, melhoria do relacionamento interpessoal e do desenvolvimento pessoal integral, competências na área da saúde e bem-estar, criação de sensibilidade estética e artística, saber técnico e tecnológico e consciência do corpo.
Sendo uma escola particular não sujeita ao currículo do Ministério da Educação mas sim aos requisitos para o sucesso nos Exames da Universidade de Cambridge (no que diz respeito ao inglês), a Linda’s School escolhe contribuir ativamente para o desenvolvimento são das crianças e jovens com que trabalha e da comunidade em que se insere, a fim de ter uma parte ativa na criação de uma sociedade justa, equilibrada, equitativa, solidária, inclusiva, adaptável, flexível, sustentável, sã e capaz não só de lidar com, mas também de construir um mundo de que todos fazem parte e em que todos têm um papel único a desempenhar.
Para mais informações sobre os Projetos Colaborativos Linda’s School e sobre o programa Focus School visite www.institutolindaschool.com ou contacte via email: info@institutolindaschool.com ou telefone 249313377.
*Texto da responsabilidade da direcção da Linda’s School.

Linda’s School a Reeducar para o Século XXI*

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido