uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Primeira fábrica de telemóveis da Península Ibérica vai nascer em Coruche

Primeira fábrica de telemóveis da Península Ibérica vai nascer em Coruche

Indústria da marca portuguesa de smartphones IKI Mobile deve começar a funcionar em Dezembro deste ano.

É a primeira fábrica de telemóveis da Península Ibérica e vai nascer em Coruche, distrito de Santarém. Um investimento de 1,6 milhões de euros e que vai permitir a criação de, pelo menos, trinta postos de trabalho no concelho.
A fábrica da marca portuguesa de smartphones IKI Mobile, que vai nascer nas antigas instalações da Tegael, na zona industrial do Monte da Barca, já iniciou a segunda fase da obra e vai começar a laborar em Dezembro deste ano, prevendo produzir mil telemóveis a cada 22 dias, tendo como principais pontos de exportação Espanha e os países de língua oficial portuguesa (PALOP).
“Coruche tem condições para a instalação de áreas empresariais e a IKI Mobile vem trazer um novo alento ao tecido empresarial da região e vem criar condições para que outras empresas possam seguir este exemplo”, admite o presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, durante a apresentação do projecto na quinta-feira, 29 de Setembro.
Para o autarca, os telemóveis da empresa portuguesa podem ser distinguidos pela tecnologia que apresentam, mas também por criarem uma imagem de marca associada à natureza graças ao seu revestimento em cortiça. “Eu acho que se deve distinguir pela diferença que tem em relação a outros produtos, não só a nível da tecnologia associada, mas também porque conseguiu criar, em termos de imagem de marca, uma relação muito directa com a natureza, neste caso com a cortiça e com o sobreiro”, disse o autarca.
“Somos um dos principais países de exportação de cortiça”, que é um produto que “consegue ser aplicado em vários componentes e artigos” e, ao introduzi-lo, “estamos a reduzir outros materiais, o que torna o telemóvel muito mais atractivo e inovador”, sublinha o director técnico e projectista da obra, Bruno Cardoso.
Lançada oficialmente em Novembro de 2015, a marca portuguesa IKI Mobile que está sedeada em Lisboa conta actualmente com dois smartphones (KF5 Bless Cork Edition e KF4 Go), que têm designs mais tradicionais e teclados numéricos (KF1.8 e KF2.4), e um smartwatch (KW4).

Primeira fábrica de telemóveis da Península Ibérica vai nascer em Coruche

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido