uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Arneiro das Milhariças tem livro dedicado às memórias do povo da freguesia

Arneiro das Milhariças tem livro dedicado às memórias do povo da freguesia

Autor é Mário Duarte Jorge, natural dessa freguesia do concelho de Santarém

Mário Duarte Jorge nasceu no Arneiro das Milhariças, concelho de Santarém, em 1963, e editou em Junho deste ano o livro "Arneiro das Milhariças-Memórias de um Povo". O autor fez o curso de Teologia na Ordem dos Dominicanos, em Lisboa, e actualmente vive na zona de Sintra, mas mantém fortes ligações à terra que o viu nascer.
"Escrevi este livro com muito amor e carinho para que as gerações futuras tenham um legado, onde estejam espelhadas as suas raízes". Foi assim que Mário Duarte Jorge descreveu a O MIRANTE a motivação que o levou a escrever e editar um livro que ocupou cinco anos da sua vida a pesquisar, recolher testemunhos e tratar toda a informação disponível.
O autor sublinha que este livro é dirigido a todos os arneirenses que se interessam pela história da sua terra e que ao lerem o livro sintam orgulho em fazer parte desta mesma história.
As invasões francesas e um incêndio em 1962 que ocorreu na casa do então presidente da Junta de Arneiro das Milhariças destruíram muitos documentos relativos à história da freguesia, cuja informação foi agora recuperada em grande parte por Mário Duarte Jorge ao pesquisar em locais como a Torre do Tombo, Tribunal de Contas, Patriarcado, Biblioteca Nacional, juntas de freguesia e outros locais. A pesquisa oral também representou particular importância, refere o autor, cujas conversas com os mais velhos da terra permitiram recolher muita informação relativa aos usos e costumes da freguesia e da região.
Mário Duarte é professor de Religião e Moral na região de Sintra e o facto de estar próximo dos principais locais de pesquisa deu asas a esta ideia de escrever um livro que fique como um documento que possa servir de referência académica para o futuro.

Arneiro das Milhariças tem livro dedicado às memórias do povo da freguesia

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido