uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vêm aí mais 32 médicos de família para os centros de saúde da região

Vêm aí mais 32 médicos de família para os centros de saúde da região

Novos especialistas vão entrar em funções até Novembro. ACES Médio Tejo e Estuário do Tejo vão contar com mais 12 clínicos cada. Lezíria é reforçada com oito.

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo anunciou que vão ser colocados mais médicos de família nos centros de saúde da região até Novembro, estando prevista a colocação de 12 clínicos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo e Médio Tejo e de oito no ACES Lezíria. O MIRANTE tentou saber em que centros de saúde, em concreto, vão trabalhar os novos médicos, mas a ARS disse não ser possível dar para já essa informação, pois a distribuição final interna ainda poderá ser ajustada por acordo entre os médicos e os directores executivos dos ACES.
Vários concelhos da região têm milhares de utentes sem médico de família e é para dar resposta a esse problema que a ARS de Lisboa e Vale do Tejo contratou 154 médicos para a sua área de abrangência, que compreende os distritos de Santarém e Lisboa e parte dos distritos de Leiria e Setúbal.
Segundo afirma a ARS em comunicado, o número de especialistas recém-formados em Medicina Geral e Familiar que escolhem as unidades da sua área de abrangência para trabalhar tem vindo a aumentar nos últimos anos. “Em 2014, a ARS conseguiu 53 médicos. O número aumentou para 120 médicos em 2015 e para 140 em 2016. Nesta primeira época de 2017 foram preenchidas 154 vagas e a expectativa é que seja possível aumentar ainda mais este número na segunda época de 2017”, informa a ARS.
O concurso para a contratação de recém-especialistas de Medicina Geral e Familiar tinha sido aberto em Setembro. Para a ARSLVT estavam previstas até 218 vagas, tendo sido preenchidas 154. “Com este reforço vamos continuar a melhorar a nossa resposta assistencial de proximidade aos utentes, proporcionando cuidados de qualidade nos centros de saúde”, declara a presidente da ARS, Rosa Valente de Matos, citada no mesmo comunicado.

Vêm aí mais 32 médicos de família para os centros de saúde da região

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido