uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festa da Amizade d’“Os Casaleiros” marcada por homenagem ao antigo presidente

Festa da Amizade d’“Os Casaleiros” marcada por homenagem ao antigo presidente

José Manuel Sequeira faleceu a 31 de Agosto, aos 69 anos e foi recordado com emoção na sessão solene que deu início à festa organizada pelo grupo etnográfico do Centro Cultural e Recreativo de Casais dos Britos, em Azambuja, a que ele presidia.

A fotografia foi tirada num instante em que se brindava à amizade, o mote da festa organizada pelo grupo folclórico “Os Casaleiros”, do Centro Cultural e Recreativo de Casais dos Britos (CCRC), lugar da freguesia de Azambuja. Na fotografia figuravam a presidente da junta, Inês Louro, o vice-presidente da câmara municipal, Silvino Lúcio, outro elemento da junta, o padre Paulo Pires e o antigo presidente do CCRC, José Manuel Sequeira. A imagem foi registada na última vez em que os cinco estiveram reunidos, a última vez que Inês Louro e Silvino Lúcio viram José Manuel Sequeira com vida.
“O José estava com um sorriso rasgado a brindar connosco porque estava a fazer aquilo em que, quem o conhecia, sabia que ele era melhor: a receber bem as pessoas na sua casa, a sua colectividade. Trabalhar em prol da sua comunidade era o que o José mais gostava de fazer. Agora, quando olho para a fotografia, o que parecia uma celebração parece uma despedida”, confessou, emocionada, Inês Louro, durante a homenagem que ela, Silvino Lúcio, o vereador António Amaral e o novo presidente do CCRC, Pedro Clemente da Silva, prestaram a José Manuel Sequeira durante a sessão solene que abriu a Festa da Amizade Etnofolclórica de “Os Casaleiros”.
A sessão decorreu no auditório do Museu Municipal de Azambuja na tarde de sábado, 7 de Outubro, perante um público vasto que deixou poucas cadeiras livres. Durante os discursos sobre o amigo falecido, ninguém conteve a emoção. “Estamos aqui para celebrar a amizade, mas estamos no fundo com uma grande tristeza porque perdemos um dos maiores pilares da nossa casa”, confessou emocionado Pedro Clemente da Silva.
Ainda assim, as tradições ribatejanas do folclore devem ser celebradas e foi com esse intuito que os “Casaleiros” ainda quiseram organizar a Festa da Amizade. O actual presidente defendeu que os grupos folclóricos convidados ajudariam “a alegrar-nos e a fazer desta noite uma festa maravilhosa” e recordou o último festival em que José Manuel Sequeira participou, em Faro, sendo que era de lá um dos quatro ranchos convidados: o Grupo Folclórico de Faro (Algarve). A esse juntaram-se o Rancho Folclórico de Gouveia, o Rancho Folclórico “Peixeiras da Vieira” e ainda o Rancho Folclórico da Fajarda.
Após a sessão solene, e ainda com o ambiente pesado das recordações de José Manuel Sequeira, seguiu-se uma visita ao Museu Etnográfico de Azambuja, um jantar de convívio e a actuação de vários grupos na sede dos “Os Casaleiros”, onde já reinou a típica alegria ribatejana.

Festa da Amizade d’“Os Casaleiros” marcada por homenagem ao antigo presidente

Mais Notícias

    A carregar...