uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ester Monteiro esboça “Um Punhado de Gente” em Coruche

Ester Monteiro esboça “Um Punhado de Gente” em Coruche

Artista plástica modelou os rostos de 25 habitantes do concelho e o trabalho foi apresentado durante mais uma edição das Jornadas de Gastronomia e da Feira do Livro de Coruche.

São 25 esboços de rostos de pessoas residentes na União de Freguesias de Erra, Fajarda e Coruche e foram modelados pela artista plástica Ester Monteiro. Com o nome “Um Punhado de Gente de Coruche”, o projecto artístico realizado entre 25 de Setembro e 6 de Outubro procura abrir portas a uma nova forma de intervenção nos espaços urbanizados com a interacção directa com o público, inserindo-o na obra. A inauguração do trabalho foi no momento da abertura de mais uma edição das Jornadas de Gastronomia e da Feira do Livro de Coruche na sexta-feira, 6 de Outubro.
A artista, de 24 anos, conta que, logo desde o primeiro dia em que andou pelas ruas e entrou em cafés das freguesias da Erra, Fajarda e Coruche, as pessoas mostraram-se motivadas em participar e curiosas em ver o trabalho final. “Foi um trabalho que me deu muito prazer em fazer. As pessoas foram muito afáveis e receberam-me muito bem”, admite.
Quanto às maiores dificuldades sentidas, Ester Monteiro confessa que não teve até porque, desde início, sempre teve o apoio da câmara para tudo e não lhe faltou nada. “Nos primeiros dias levaram-me a conhecer os locais e poder falar com as pessoas antes de começar a moldar os esboços feitos em barro. O objectivo é que haja um contacto directo com o público, trazendo o atelier para o espaço público”, explica.
Ester Monteiro, artista plástica a residir no Porto, é licenciada em Artes Plásticas (escultura) pelas Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Começou a expor em 2012, destacando-se as exposições colectivas “ES.PE.CU.LA.ÇÃO” realizada no no Palacete Pinto Leite (2015) ou “Contra.Conto”, no espaço CACE (2015). Foi premiada com distinção e Menção Honrosa na 7.ª edição da Bienal de Coruche com a instalação “Espigar” (2015).

Ester Monteiro esboça “Um Punhado de Gente” em Coruche

Mais Notícias

    A carregar...