uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Moradores da Malvarosa querem fecho de praça usada como estacionamento

Moradores da Malvarosa querem fecho de praça usada como estacionamento

Em causa está a segurança e a passagem de veículos de socorro no local. Recentemente, veículos dos bombeiros que precisaram de acorrer a uma emergência na Praça Engenheiro Vaz Guedes tiveram dificuldades em passar por causa de carros mal estacionados. Um problema resultante da falta de estacionamento. Comissão de moradores quer mudanças.

A Praça Engenheiro Vaz Guedes, no centro da urbanização Malvarosa em Alverca, onde vivem mais de 3 mil famílias, está a ser usada abusivamente no período nocturno por residentes para estacionar e por isso a comissão de moradores quer que se encontrem soluções para o problema.
Soluções que passam, por exemplo, por colocar sinalização que proíba o acesso à praça a todos os veículos, à excepção de cargas e descargas e veículos de emergência. “É uma praça usada diariamente por muitas pessoas, que aqui passam momentos de lazer, jogam à bola e andam de bicicleta. O estacionamento aqui dentro é um perigo não apenas para as crianças como também para os moradores, porque ainda há pouco tempo um carro dos bombeiros precisou de entrar na praça para uma emergência e teve dificuldade em circular”, explica a O MIRANTE Bruno Oliveira, da comissão de moradores.
A comissão, explicam os residentes, já reuniu com a Polícia de Segurança Pública e com a junta de freguesia para encontrar soluções para o local. Alberto Mesquita (PS), presidente da câmara, também já prometeu em reunião de câmara procurar uma solução para o problema e defendeu que “a praça deve ser fechada”.
Um de muitos problemas ainda à espera de resposta na Malvarosa, urbanização que além dos moradores recebe também a visita frequente de muitas outras pessoas que ali se dirigem à restauração, comércio e serviços. “O estacionamento na praça é resultante do maior problema crónico desta urbanização, que é a falta de estacionamento. Só temos 55 por cento dos lugares de estacionamento inicialmente projectados. Faltam ainda 270 lugares”, nota a comissão.

Trabalho feito mas ainda muito por fazer
Nos últimos meses a Câmara de Vila Franca de Xira tem trabalhado de forma mais directa com a comissão para, em parceria, ir encontrando soluções que minimizem alguns problemas. As zonas verdes têm tido maior atenção e recentemente foram criados 14 novos lugares de estacionamento e 25 lugares adicionais num parque provisório junto à restauração. Mas faltam mais intervenções, explica a comissão. “Parques infantis sem manutenção, algumas zonas verdes ainda abandonadas e acessibilidades e equipamentos desportivos em falta. O que esperamos no arranque deste novo mandato autárquico é que a câmara continue atenta às nossas propostas e que fale connosco”, referem os elementos da comissão.
A comissão já foi informada pelo município que o processo de accionamento das garantias bancárias da urbanização está em curso e que até final deste ano vão ser requalificados dois parques infantis. Poderá também ser possível requalificar um terceiro ali existente. Mas sobre a prometida construção de equipamentos desportivos no topo da urbanização, numa área de 6 mil metros quadrados, como previsto inicialmente, nem uma palavra.

Moradores da Malvarosa querem fecho de praça usada como estacionamento

Mais Notícias

    A carregar...